São Paulo, sábado, 18 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produtor da Broadway nega semelhanças

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

A montagem de "O Fantasma da Ópera" que será apresentada em São Paulo e no Rio a partir de 30 de maio não é a mesma da Broadway de Nova York.
Segundo Marc Thibordeau, representante americano de Cameron Mackintosh, produtor de "The Phantom of the Opera", "Cats" e "Les Misérables", entre outros espetáculos, a versão que vem ao Brasil não tem nada a ver com a americana da Broadway.
"São diferentes. A única semelhança é que ambos são baseados no mesmo romance", afirma.
O anúncio publicitário do espetáculo que vem ao Brasil pode confundir o público por publicar, em inglês, as expressões "The original American Musical" (o musical americano original) e "New York Production by Joyce Agency Inc." (produção nova-iorquina de Joyce Agency Inc.), dando a impressão de que se trata do espetáculo musical apresentado na Broadway e largamente visto por turistas brasileiros em Nova York.
O diretor da Mercury, empresa de produção artística que traz o espetáculo "The Phantom of the Opera" ao Brasil, José Muniz Neto, 38, afirma que não pode haver mal-entendido.
"No anúncio, explicitamos que esta é a versão de Ivan Jacobs. Na bilheteria, há fotos de cenas do espetáculo para que as pessoas o identifiquem", diz. "E esta versão também é original de Nova York", completa.
Confusão
A estudante universitária Nadia Assad, 18, desistiu de comprar ingressos depois que descobriu que o espetáculo apresentado aqui não será o mesmo da Broadway. "Tinha certeza que se tratava do musical apresentado em Nova York. Já estava até organizando um grupo de amigos para ver", diz.
O espetáculo da Broadway, que tem música-tema consagrada, é a versão de Andrew Lloyd Webber para o romance de Gaston Leroux.
Os espetáculos diferem principalmente pela música (são trilhas sonoras totalmente diferentes), cenário e elenco (veja quadro nesta página).
"Esta montagem é itinerante. É impossível trazer 100% de uma produção da Broadway", afirma Muniz.
Apesar disso, ele ressalta que o público brasileiro não vai se decepcionar. "Mostramos a famosa cena do candelabro caindo, 15 toneladas de cenários, efeitos pirotécnicos e oito atores da Broadway", diz Muniz.
O romance já é de domínio público, portanto existem várias versões do musical. "Ninguém vai ao teatro para ver versão de Jacobs ou a de Webber. O público vai ao teatro porque quer ver 'O Fantasma da Ópera'", diz. Ele assistiu pela primeira vez esta versão em Lisboa. "Foi durante uma turnê de grande sucesso na Europa", diz.
No Brasil, será instalada um telão acima do palco do Olympia, onde será apresentado o espetáculo, para a projeção de legendas.
Já estão fechadas 40 apresentações do espetáculo em São Paulo e 15 no Rio.
Segundo a organização, os ingressos para as duas primeiras semanas já estão esgotados.

Espetáculo: The Phantom of the Opera
Quando: de 30 de maio a 30 de junho, ter a qui, às 21h, sex, às 22h, sáb, às 18h e às 22h45, dom, às 16 e às 21h
Ingressos: bilheterias do Olympia e Palladium (shopping Eldorado)
Onde: Olympia (r. Clélia, 1.517, Lapa)
Quanto: de R$ 25 a R$ 65
Informações: tel. (011) 252-6255

Texto Anterior: Do faisão
Próximo Texto: Compare as montagens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.