São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 1996
Próximo Texto | Índice

Receita clássica; Decurso de prazo; Cor-de-rosa; O outro lado; Sabor limão; Fora dos trilhos; Ver para crer ; Olhos e ouvidos; Agenda portenha; Sono ameaçado; Mais fumaça; Menos certeza; Ópera no Cerrado; Lá vem surpresas; Primeiro Mundo; Veneno federativo; Papagaio de Pirata; TIROTEIO

Receita clássica
O Planalto não se diz surpreso com a queda de sua popularidade. Providência: os ministros foram orientados a aumentar as campanhas de opinião pública.

Decurso de prazo
A limitação do uso de medidas provisórias prevê uma única reedição para cada MP. A discussão é sobre o que ocorre depois da segunda edição, se não for votada: perde validade ou é considerada aprovada.

Cor-de-rosa
Os brasilianistas da Universidade do Texas têm uma página na Internet que analisa o noticiário sobre o Brasil nos EUA. Concluem que a mídia adocica em excesso os feitos de FHC.

O outro lado
Na mídia estrangeira, que FHC não espere nenhuma condescendência do francês "Le Monde Diplomatique": desde que assumiu o Planalto, 19 das 21 reportagens alfinetam o imobilismo do governo no campo social.

Sabor limão
Nos cálculos do governo, cerca de 40 mil servidores não foram beneficiados com a estabilidade pela Constituição. Podem ser demitidos. Basta que fracassem a reforma administrativa e o programa de demissão voluntária.

Fora dos trilhos
Projeto da direção da Rede Ferroviária Federal: suprimir, a médio prazo, 18.000 empregos

Ver para crer
O Planalto reclama da barganha por votos. De novo, fala em dar crédito aos parlamentares nas iniciativas que deram certo, como a distribuição de livros escolares, para evitar o troca-troca. É ponto sem nó.

Olhos e ouvidos
Planalto e Congresso começam a discutir nesta semana o futuro da Abin, o serviço de inteligência que vai suceder o ex-SNI. O serviço emprega 400 secretas. Se o projeto Abin vingar, dobra o número de agentes.

Agenda portenha
A Argentina está multando em US$ 650 os motoristas de ônibus brasileiros que trafegam sem carteira de trabalho local. Assunto para a rodada de agosto do Mercosul, que será no Brasil.

Sono ameaçado
O embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima vai perder o sossego. Ao lado de sua casa, em Washington, a Itália está construindo uma nova embaixada. Tão grande que caberão na garagem dela cerca de 400 carros.

Mais fumaça
FHC se encontrou por quatro horas, no sábado, com Edmar Bacha. Discutiram até salário dos ministros. Inevitável associar a conversa à substituição de José Serra no Ministério.

Menos certeza
Serjão insinua ser forte a hipótese da candidatura Serra em São Paulo. Mas o próprio Serra voltou ontem a negar que seja este o seu grande sonho imediato.

Ópera no Cerrado
Além de desfile militar, o Sete de Setembro terá este ano, em Brasília, a montagem ao ar livre de "O Guarani", ópera de Carlos Gomes. Joãozinho Trinta comanda o espetáculo.

Lá vem surpresas
O ex-quercista José Aristodemo Pinotti pode disputar, com liminar, a convenção do PMDB paulistano que, de início, deveria apenas oficializar a candidatura a prefeito de João Leiva.

Primeiro Mundo
A Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) entregou a um promotor de Justiça o caso de 11 famílias que mantêm seus filhos na rua, apesar de programas sociais, como o de renda mínima. Se não recuarem, elas serão processadas.

Veneno federativo
Amin disse a FHC que não tinha condições de votar a favor do acordo do Banespa. "Nenhum outro Estado terá os mesmos benefícios." E mais: "São Paulo não conseguirá pagar."

Papagaio de Pirata
Pedro Piva (PSDB-SP) irritou-se com o ex-presidente fleuryzista do Banespa, Carlos Augusto Meinberg, que deu entrevistas no Senado, após a votação do crédito àquele banco.

TIROTEIO
Do líder do PFL no Senado, Hugo Napoleão (PI), sobre o projeto de telefonia celular:
- É incoerente e inconstitucional. Vou fazer de tudo para que seja modificado. Não é uma atitude pessoal. É uma decisão da Executiva Nacional do PFL.

Próximo Texto: CONTRAPONTO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.