São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-terra invadem fazenda do Estado em SP

DA FOLHA NORDESTE

Cerca de 120 famílias de trabalhadores rurais sem terra invadiram anteontem à noite a fazenda da EEZC (Estação Experimental de Zootecnia de Colina), órgão do governo do Estado, em Colina (405 km a noroeste de São Paulo).
A área de aproximadamente 2.000 hectares pertence à Secretaria do Estado da Agricultura e está localizada a cerca de três quilômetros do centro de Colina.
A maior parte dos trabalhadores que participaram da invasão é da cidade de Barretos (438 km a noroeste de São Paulo), que fica a 20 km de Colina.
Não houve confronto com a polícia. Até o final da tarde de ontem, seis policiais militares de Colina vigiavam a entrada da fazenda.
A invasão é liderada pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Segundo Nílson Costa, 22, do MST, 90% da área invadida é improdutiva.
Preservação ambiental
O chefe da fazenda, Celso Augusto, 55, disse ontem que 80% da área é produtiva: "O restante são áreas de preservação ambiental".
Ele afirmou que o local onde os sem-terra levantaram o acampamento faz parte do manancial aquífero que abastece Colina.
Segundo Augusto, o local é utilizado para pesquisas. A fazenda também abriga uma escola agrícola pública.

Texto Anterior: PT quer alianças e Erundina "light"
Próximo Texto: Partidos não chegam a acordo no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.