São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Francês tira a sorte grande em Mônaco
JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
E foi o francês Olivier Panis, 29, companheiro de Pedro Paulo Diniz na Ligier, que se deu bem. Com uma tática de risco e arrojo, sobreviveu em Monte Carlo para obter sua primeira vitória na categoria. David Coulthard, da McLaren, e Johnny Herbert, da Sauber, completaram o pódio. Os três pilotos, aliás, foram os únicos que completaram a corrida, repleta de lances dramáticos mesmo antes da largada. Choveu forte na manhã de ontem, e o diretor de prova decidiu fazer um treino de adaptação de 15 minutos, como prevê o regulamento -todas as outras sessões haviam sido em pista seca. O pequeno ensaio funcionou como prévia da corrida e vitimou Mika Hakkinen e Luca Badoer -teriam que usar o carro reserva. Sai Schumacher A chuva já havia cessado na largada. Mas um único piloto arriscou partir com pneus lisos: Jos Verstappen. Não passou da primeira curva, a Saint Devote. Largando na pole, Michael Schumacher patinou, e o rival Damon Hill assumiu a liderança. Na descida para o túnel, algo raro, o alemão cometeu um erro e foi parar no guard-rail. Estava fora da corrida, mas não sozinho: outros cinco pilotos, entre eles Rubens Barrichello, não completaram a primeira volta. Sem ninguém à frente, Hill só precisou de dez voltas para acumular mais de 15 segundos de vantagem sobre seu maior perseguidor, Jean Alesi. Parecia que a lógica do campeonato seria mantida. Sai Hill Tranquilo, Hill fez sua parada na volta 28. Logo depois, Alesi também parou. As disputas se limitavam ao segundo pelotão, onde Heinz-Harald Frentzen e Eddie Irvine acabaram levando a pior. Na volta 41, outra coisa rara aconteceu. No túnel, o motor Renault do Williams de Hill explodiu, e o inglês desistiu da corrida. Alesi assumiu a liderança, e Panis, que largara da 14ª colocação e de tanque cheio (só trocou pneus em sua parada), foi alçado à segunda colocação. Sai Alesi Nesse momento, os dois franceses estavam separados por cerca de 28 segundos. A prova parecia definida. Na volta 54, porém, a vantagem caiu para dez segundos, pois Alesi teve que colocar gasolina. Pouco depois, o piloto da Benetton retornou aos boxes para abandonar. Problemas na suspensão. Panis seguiu para a vitória. Texto Anterior: Anteontem Próximo Texto: Olivier Panis queria ser "mais rápido" que Alesi Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |