São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 1996
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Francês tira a sorte grande em Mônaco

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
ENVIADO ESPECIAL A MÔNACO

Tinha tudo para ser uma grande corrida. E, de certo modo, foi. A 54ª edição do GP de Mônaco vai entrar para história como uma das mais inusitadas corridas da F-1.
E foi o francês Olivier Panis, 29, companheiro de Pedro Paulo Diniz na Ligier, que se deu bem. Com uma tática de risco e arrojo, sobreviveu em Monte Carlo para obter sua primeira vitória na categoria.
David Coulthard, da McLaren, e Johnny Herbert, da Sauber, completaram o pódio.
Os três pilotos, aliás, foram os únicos que completaram a corrida, repleta de lances dramáticos mesmo antes da largada.
Choveu forte na manhã de ontem, e o diretor de prova decidiu fazer um treino de adaptação de 15 minutos, como prevê o regulamento -todas as outras sessões haviam sido em pista seca.
O pequeno ensaio funcionou como prévia da corrida e vitimou Mika Hakkinen e Luca Badoer -teriam que usar o carro reserva.
Sai Schumacher
A chuva já havia cessado na largada. Mas um único piloto arriscou partir com pneus lisos: Jos Verstappen. Não passou da primeira curva, a Saint Devote.
Largando na pole, Michael Schumacher patinou, e o rival Damon Hill assumiu a liderança.
Na descida para o túnel, algo raro, o alemão cometeu um erro e foi parar no guard-rail. Estava fora da corrida, mas não sozinho: outros cinco pilotos, entre eles Rubens Barrichello, não completaram a primeira volta.
Sem ninguém à frente, Hill só precisou de dez voltas para acumular mais de 15 segundos de vantagem sobre seu maior perseguidor, Jean Alesi. Parecia que a lógica do campeonato seria mantida.
Sai Hill
Tranquilo, Hill fez sua parada na volta 28. Logo depois, Alesi também parou.
As disputas se limitavam ao segundo pelotão, onde Heinz-Harald Frentzen e Eddie Irvine acabaram levando a pior.
Na volta 41, outra coisa rara aconteceu. No túnel, o motor Renault do Williams de Hill explodiu, e o inglês desistiu da corrida.
Alesi assumiu a liderança, e Panis, que largara da 14ª colocação e de tanque cheio (só trocou pneus em sua parada), foi alçado à segunda colocação.
Sai Alesi
Nesse momento, os dois franceses estavam separados por cerca de 28 segundos. A prova parecia definida. Na volta 54, porém, a vantagem caiu para dez segundos, pois Alesi teve que colocar gasolina.
Pouco depois, o piloto da Benetton retornou aos boxes para abandonar. Problemas na suspensão.
Panis seguiu para a vitória.

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