São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta inventividade ao mundo livre s/a

"Guentando a Ôia" para dançar

THALES DE MENEZES
DA REDAÇÃO

O mundo livre s/a (maldita mania dessas bandas que grafam seu nome com minúsculas) lança seu segundo disco e cai no malogro.
Sem a responsabilidade de mostrar para o resto do Brasil o que era o mangue-beat do Recife, o grupo, liderado por Fred 04, fez um CD mais rock e menos inventivo.
O álbum de estréia, "Samba Esquema Noise", cruzava cavaquinhos com guitarras heavy e expunha a face tropicalista das bandas do mangue-beat, caraterizada pela mistura de ritmos e instrumentos.
O segundo CD do mundo livre s/a, "Guentando a Ôia", dispensa quaisquer sofisticações. A banda trilha apenas dois caminhos: repetir a fórmula "cavaquinho heavy" ou optar pelo rock.
A repetição está em faixas como "Free World", "Seu Suor é Melhor do que Você" e "A Música que os Loucos Ouvem (Chupando Balas)". Essa última é um reggae esquisitão, quase progressivo.
O mundo livre s/a escancara seu lado rock em "Girando em Torno do Sol" e o hardcore "Roendo a Roupa de Ronald Reagan", que parecem musiquinhas colegiais.
"Computadores Fazem Arte" surte mais efeito, soando como o Sepultura soaria se conseguisse incorporar algum suíngue a seu som.
As letras de Fred 04 seguem seu estilo "cabeça", perpetrando versos como "sem um carro o testículo é um saco". Mas não é preciso ligar muito para isso num disco feito para fazer todos dançarem.
Imperdoável é "Leonor", que Fred gravou só com voz e cavaquinho. Sem dúvida, um caso de indigência disfarçada de despretensão.
A esperança de que Fred 04 e o mundo livre s/a voltem a ser criativos está no quase-rap "Militando na Contra-informação".
Na faixa, os versos são extraídos da conversa escandalosa entre o então ministro da Fazenda Rubens Ricúpero e o jornalista da Globo, captada por parabólicas em 1994.
CD: Guentando a Ôia Artista: mundo livre s/a Lançamento: Excelente Discos Preço: R$ 18,00 (em média)

Texto Anterior: CD PLAYER
Próximo Texto: Passeata reúne secundaristas de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.