São Paulo, terça-feira, 21 de maio de 1996
Próximo Texto | Índice

Mea culpa; Ótica oficial; Diagnóstico insuspeito; Imagem preservada; Tudo ou nada; Efeito cinderela; Diagnóstico tucano; Ledo engano; Novela tucana; Ameaça explícita; Agora, vai; Buscando o rumo; Toca do lobo; Infelicidade extrema; Mão dupla; Saldo no cofre; Visita à Folha

Mea culpa
Análise feita ontem no Planalto atribui a queda de popularidade a quatro fatores: socorro aos bancos, massacre de sem-terra no Pará, "negociações" Legislativo-Executivo e crise social.

Ótica oficial
FHC acha que a população não entende a razão do socorro aos bancos. Sobre os massacre dos sem-terra, acredita que fez o que pôde. Diz que não cedeu ao fisiologismo, mas que vale a versão. Admite que há falhas no social.

Diagnóstico insuspeito
O presidente do PT, José Dirceu, avalia que a queda de popularidade de FHC abre espaço para que exista também uma oposição de direita. "O rei está nu. E o Maluf e os conservadores vão deitar e rolar", ironiza o petista.

Imagem preservada
Colaboradores de Itamar comemoram, discretamente, a queda na popularidade de FHC. Avaliam que isso tira a autoridade de alguns tucanos e pefelistas para criticar o ex-presidente.

Tudo ou nada
O desgaste de FHC deu gás aos assessores que defendem a antecipação do fim das reformas, sejam elas ou não votadas no Congresso. Para diminuir a pressão franciscana sobre o Planalto.

Efeito cinderela
De Sandra Starling, líder do PT na Câmara, sobre a queda da popularidade do governo. "O governo FHC passou da meia-noite. O príncipe virou sapo".

Diagnóstico tucano
Secretário-geral do PSDB, Arthur Virgílio faz a seguinte leitura sobre a queda de prestígio do governo: "É uma condenação aos fisiológicos, que propõem barganhas para aprovar as reformas, e à oposição, que se nega a mudar um estado anacrônico".

Ledo engano
Na reunião do ministério do dia 3, o governo já dispunha de indícios de queda em sua popularidade. Mas imaginava que a imagem de FHC estava preservada. Como sempre, atribuiu o problema à comunicação.

Novela tucana
A pesquisa Datafolha apontando queda na popularidade do governo soterrou a possibilidade de Serra vir a disputar a prefeitura paulistana. O ministro deu sinal de que não se arriscará.

Ameaça explícita
O Planalto trabalha com dois cenários de curto prazo. No pior, as reformas não são votadas pelo Congresso e o governo terá de lançar mão de medidas duras. A demissão em massa no funcionalismo seria apenas uma delas.

Agora, vai
A salada partidária brasileira acaba de ganhar uma nova legenda. Trata-se do PTN (Partido Trabalhista Nacional), inovadora agremiação política "sem compromisso com ninguém".

Buscando o rumo
Está virando rotina, mas o tucano Ciro Gomes, o petista José Dirceu e o ex-brizolista Mangabeira Unger vão se encontrar pela terceira vez em menos de dois meses. Participam de seminário na Costa Rica, em 1º de junho.

Toca do lobo
Foi decisão de FHC ir ao encontro dos industriais que se reúnem amanhã, em Brasília. De início, os empresários é que iriam ao Planalto, apresentar reivindicações do setor.

Infelicidade extrema
Serjão se empolgou e acabou afirmando, em Londres, diante de empresários: "Desde a Constituição de 37 não temos reformas tão profundas no país". A Constituição de 37 foi a que impôs a ditadura do Estado Novo.

Mão dupla
Engasgou na Assembléia paulista o projeto que atrai investidores a São Paulo. Alguns peemedebistas só votam se for aplicada a Lei de Incentivos à Cultura, na gaveta há mais de um ano.

Saldo no cofre
Se Covas assinar decreto de aplicação à Lei de Incentivos à Cultura, haverá R$ 5,9 milhões de reais para projetos da área.

Visita à Folha
O senador Esperidião Amin (SC), presidente do PPB, visitou ontem
a Folha, onde foi recebido em almoço.

TIROTEIO
De José Dirceu, presidente do PT, sobre pesquisa que mostra queda de popularidade de FHC:
- Isso é fruto do autoritarismo do governo, que perdeu o apoio popular por ignorar os problemas sociais e por não ter dado legitimidade à oposição.

Próximo Texto: Das leis e dos bichos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.