São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Web oferece 'listas telefônicas' de e-mails

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DO UNIVERSO ONLINE

Assim como com os telefones, em que o usuário precisa de um número para falar com alguém, nos correios eletrônicos são necessários endereços. Como não é possível saber os endereços de todo mundo, algumas empresas criaram listas para facilitar essa busca.
Os principais serviços desse tipo na World Wide Web são o "Four 11" (http://www.Four11.com) e o "WhoWhere?" (http://www. whowhere.com).
Em ambos, o usuário digita o nome da pessoa que procura e, se possível, alguma outra informação que possa "restringir" a busca (como a cidade onde vive).
A partir daí, os serviços tentam encontrar a pessoa em sua base de dados. As respostas (se houver) são apresentadas como "links".
A busca por endereços de brasileiros pode ser frustrante.
Como a principal "alimentação" das bases de dados desses serviços são endereços em listas de discussão -e o Brasil, comparativamente, não possui tradição nisso-, não há muitos brasileiros cadastrados nos bancos.
As buscas mais simples são gratuitas. Usuários "contribuintes" possuem, entretanto, regalias extras, que diferem de serviço para serviço.
O "Four 11" oferece para os que pagam, por exemplo, o "Sleeper Search".
Por esse serviço, o sistema avisa automaticamente o usuário quando "encontra" o endereço de alguém por quem ele havia procurado anteriormente.
Em ambos os serviços, os usuários que se cadastram (colocam seus dados no sistema, mesmo que não se tornem usuários contribuintes) recebem várias vantagens.
O "WhoWhere?" oferece, por exemplo, o "We'll Call You", muito semelhante ao "Sleeper Search", porém gratuito para usuários cadastrados.
(PFSJ)

Texto Anterior: Mail pode "carregar" arquivos
Próximo Texto: GLOSSÁRIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.