São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

STF absolve acusado por estupro

Vítima de 12 anos teria consentido

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O STF (Supremo Tribunal Federal) anulou ontem a sentença de condenação do encanador Márcio Luiz de Carvalho, de Minas, por suposto estupro de uma menina de 12 anos, em 1991.
A 2ª Turma do STF, composta por cinco ministros, concedeu o habeas corpus a Carvalho.
O ministro Marco Aurélio de Mello, relator da matéria, afirmou que o estupro não estava caracterizado porque a menor M.A.N. disse em depoimento ter consentido a relação sexual.
O artigo 213 do Código Penal define estupro como o ato de "constranger mulher à conjunção carnal, mediante violência ou grave ameaça". O código é de 1940.
Márcio Luiz de Carvalho está preso desde o dia 20 de dezembro. Ele foi condenado a seis anos de prisão pela Justiça de Minas.
"O quadro revela-se realmente estarrecedor, porquanto se constata que a menor levava vida promíscua", disse Marco Aurélio de Mello em seu voto.
Protesto
A bancada feminina no Congresso divulgou uma nota contra a decisão. As parlamentares consideram que uma menina de 12 anos não tem amadurecimento psíquico. "A resolução cria sério precedente para os demais casos semelhantes que assolam o país", diz.

Texto Anterior: Polícia apreende morfina da Saúde
Próximo Texto: EUA ajudarão Brasil a lutar contra crime
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.