São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentina dá apoio ao Brasil

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro das Relações Exteriores da Argentina, Guido Di Tella, afirmou que seu país apóia a posição brasileira na OMC (Organização Mundial do Comércio) no que se refere ao setor automobilístico.
No último dia 9, o governo brasileiro retirou seu pedido de "waiver" (perdão) por não ter cumprido o prazo de apresentação de seu regime automotivo.
Em contrapartida, se dispôs a negociar pontualmente com países como o Japão e a Coréia do Sul, que estão ameaçando contestar oficialmente o regime brasileiro perante a OMC.
O motivo da ameaça seria um tópico do documento brasileiro -aquele que prevê alíquota de importação de 70% para fabricantes de automóveis que não estão instalados no Brasil.
O chanceler argentino ponderou, entretanto, que as negociações pontuais do Brasil com os países do Oriente têm repercussões internacionais que ainda precisam ser reavaliadas.
Para Di Tella, a retirada do "waiver" não significa perda de esperança de seu país em ver o regime brasileiro questionado na OMC.

Texto Anterior: Tratado terá nova cláusula
Próximo Texto: Bolsa fecha em baixa; BC compra dólar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.