São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inglesas se dão bem em mês de férias, na Itália, à beira do lago

FERNANDO DE BARROS E SILVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Há filmes que, mesmo tendo sido feitos para o cinema, parecem infinitamente mais apropriados à exibição em vídeo, esse poderoso trunfo da família contra o tempo ocioso e o tédio dos domingos. É bem este o caso de "Um Encontro para Sempre" (A Month by the Lake, 1995), de John Irvin.
Trata-se de um drama de época ambientado em 1937, num recanto de férias na Itália, à beira de um lago que compõe uma paisagem paradisíaca. O filme é tão agradável e belo de se ver quanto gratuito e inespecífico. Ao final ficamos com a sensação de já ter assistido a centenas de filmes como este.
Miss Bentley (Vanessa Redgrave) é uma senhora inglesa na casa dos 60, solteira e aristocrata. Numa de suas férias conhece o major Wilshaw (Edward Fox), como ela inglês, aristocrata e sexagenário. Tenta seduzí-lo, mas ele a rejeita. Está interessado em miss Beaumont (Uma Thurman), bem mais jovem e atraente.
Esse é o cenário no qual os personagens vão acionar seus jogos de sedução, e as duas mulheres, em particular, protagonizar um duelo cujo principal ingrediente é o abismo etário que as divide.
Rivalidades e desentendimentos se sucedem, com direito a todos os cacoetes, idiossincrasias e piadinhas tipicamente ingleses, até que tudo se acomoda num "happy end" dos mais açucarados.
Se há uma mensagem clara neste filme, é a de que os homens afinal não passam de chimpanzés, correndo atrás das mulheres como se tivessem algum poder real de sedução. Prevalece aqui também a verdade acaciana de que são elas, sempre elas, que decidem com qual macaco vão passar suas vidas. (FERNANDO BARROS E SILVA)
Vídeo: Um Encontro para Sempre Direção: John Irvin Elenco: Vanessa Redgrave, Uma Thurman Distribuição: Vídeo Arte

Texto Anterior: "De Repente..." radicaliza seus conflitos
Próximo Texto: Maria Ercilia debate no Universo Online; Paulo Coelho concorre ao prêmio Flaiano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.