São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Windows 97" tem a cara da Internet

Novo sistema operacional chega em outubro

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Microsoft está acelerando seus cronogramas para lançar em outubro o sucessor do "Windows 95", seu sistema operacional.
O "Windows 97", como está sendo apelidado, terá a cara da Internet. Fará parte dele o "Explorer", programa de navegação na rede mundial, hoje vendido em separado no pacote "Plus".
Essa integração de sistema e navegador embute o pulo do gato. A linguagem baseada em hipertextos "HTML", idioma da Internet, será o formato principal do sistema.
O que for feito no "Windows 97" terá a extensão .htm como principal opção de arquivamento.
Isso significa que todos os arquivos .htm formarão um banco de dados numa linguagem universal, entendida por qualquer computador de Internet ou intranet, a versão privada da rede mundial.
A outra parte desse pulo é a "ActiveX", linguagem que leva para a Internet as facilidades oferecidas pelo "Windows" de inserir arquivos de som ou imagens, por exemplo, em arquivos de texto.
Na prática, o usuário vai poder trabalhar com texto, som e imagens a partir do navegador sem ter que abrir os programas correspondentes.
O "Office" -conjunto de programas que inclui processador de textos, planilha de cálculo, agenda e apresentação- vai ficar invisível, funcionando por trás do navegador.
O "Office 97" terá um assistente palpiteiro representado por dois olhinhos. Se o usuário demorar muito para tomar alguma atitude, o assistente dará uma sugestão.
Versões experimentais dos dois programas chegam em agosto.

Texto Anterior: Receita por funcionário não é tão importante
Próximo Texto: "Exchange" administra correio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.