São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Educar'96 traz novidades em tecnologia para ensino

Empresa investe em realidade virtual no ensino de 1º grau

DANIEL JAPIASSU
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A montagem de um átomo ou o processo da evaporação são temas escolares de suma importância, mas que as crianças não guardam na memória após as provas.
Para tentar mudar nessa máxima educacional, o professor William Winn, chefe do Centro de Aprendizagem do Laboratório de Tecnologia de Interface Humana da Universidade de Washington, resolveu unir a realidade virtual ao aprendizado do primeiro grau.
Durante a Educar, feira ocorrida na semana passada em São Paulo, Winn demonstrou, no estande da Trend Tecnologia, alguns projetos desenvolvidos por sua equipe.
Munida com um capacete de realidade virtual e um joystick, a criança é capaz de entrar no mundo da química ou da biologia e presenciar etapas naturais -ou simulá-las manualmente.
"Isso facilita imensamente a absorção dos conceitos pela mente", explica o professor Winn. "Substituir o abstrato pelo lúdico é o nosso objetivo no futuro".
PhD em Tecnologia Educacional, Winn desenvolveu um canal de estudos e pesquisas via Internet nos EUA, que liga as universidades de Seattle e Nebraska.
O objetivo da Trend é levar o conceito de educação virtual às escolas brasileiras e entrar nessa discussão ciberescolar. O telefone da empresa carioca é (021) 223-2112.

Equipamentos e programas Outra a investir em tecnologia foi a DeskShow, que lançou a lousa eletrônica Rainbow Educacional.
Ela pode ser ligada ao micro -para captação das telas a serem exploradas- e permite que se façam anotações sobre as imagens.
A Education Group lançou a versão em português dos 25 CDs da coleção "Video Encyclopedia of Physics Demonstrations", com conceitos de física.
A IBM está lançando dois programas multimídia para uso em escolas de primeiro e segundo graus. São o "MicroMundos" e o "SuperLink", que podem ser usados em diversas disciplinas.

Texto Anterior: "Exchange" administra correio
Próximo Texto: Programas podem aumentar memória
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.