São Paulo, quinta-feira, 23 de maio de 1996
Próximo Texto | Índice

Ponte ameaça cair e interdita a Dutra

CRISTINA RIGITANO
DA SUCURSAL DO RIO

O ponte do quilômetro 167 da Via Dutra, na Pavuna (zona norte do Rio), pode cair a qualquer momento. Técnicos do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) interditaram ontem à tarde 4 km da pista sentido Rio-São Paulo.
A falta de manutenção fez com que um dos pilares cedesse, desbalanceando a ponte.
A Dutra está fechada do quilômetro 163, no trevo das Margaridas, Pavuna, até o quilômetro 167, o que provocou um caos na avenida Brasil, que se agravou no horário do rush.
Às 16h, o tráfego ficou parado em 15 quilômetros na avenida Brasil, do trevo das Margaridas até o Caju (zona norte), com reflexos na avenida Francisco Bicalho (centro) e no elevado da Perimetral.
Anteontem, quando os técnicos da empresa privada NovaDutra, que administra a rodovia desde março, detectaram o problema, o trânsito ficou interditado em meia pista. Mas, ontem, o DNER fez uma vistoria e condenou a ponte.
"A NovaDutra não pode responder por um problema de manutenção que existe há 30 anos. Estamos fazendo obras em cem trechos da Dutra", disse o gerente de Operações da NovaDutra, Fábio Abrita.
Os engenheiros da NovaDutra estão estudando quais as obras necessárias. Sábado, já devem saber o que será feito. Mas não há previsões de reabertura.
Os motoristas devem procurar outras opções.
Quem vem do centro, deve pegar a Linha Vermelha desde o início. O motorista que estiver na avenida Brasil deve pegar o trevo das Missões, em Parada de Lucas, seguir pela rodovia Washington Luiz até a entrada da Linha Vermelha.
Se passar dessa entrada, o motorista ainda pode pegar a avenida Automóvel Clube, em São João de Meriti (Baixada Fluminense) e entrar no quilômetro 168 da Dutra.
Diariamente passam 100 mil veículos por esse trecho da Dutra, que é o de maior movimento do Rio.

Próximo Texto: Via vai ter pedágio eletrônico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.