São Paulo, quinta-feira, 23 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro de ciências erra mais

DANIELA FALCÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A disciplina que teve mais livros didáticos reprovados pela análise de conteúdo da SEF (Secretaria de Educação Fundamental) foi ciências.
Os livros reprovados tinham erros considerados graves. Todas as obras reprovadas tinham mais de dois erros.
Em um dos livros reprovados, "Eu Gosto de Ciências - Programa de Saúde/4ª série", da editora Nacional, foram encontrados 12 erros de conceito graves. Na página 40, houve erro na definição do conceito de temperatura.
A frase "entre todos os seres vivos, só os vegetais verdes fabricam seu próprio alimento", na página 66, está errada.
Vegetais clorofilados não-verdes também fazem fotossíntese e, consequentemente, produzem alimento.
Na página 78, a legenda descreve a foto como "células vivas ao microscópio". Na verdade, são fungos. Na página seguinte, nucléolo e carioteca (partes de uma célula) estão representados incorretamente.
A definição de fungos, encontrada na página 80, está errada. Outro erro na mesma página é a classificação de bactérias, amebas e fungos como seres unicelulares.
Os ossos do pé estão representados de maneira imprópria na página 85. A página 157, no capítulo sobre doenças, tem dois erros.
Protozoários são definidos como "parasitas que invadem o corpo do homem". Só que nem todos os protozoários são parasitas. A definição sobre tênia também está incorreta.
Na página 173, a afirmação "se for picado por cobra, imobilize a área afetada com uma atadura ou lenço apertado acima da mordida para retardar a circulação do sangue" foi avaliada como erro porque o procedimento poderia causar gangrena.
O parecer foi dado pelo Instituto Butantan (São Paulo).
A página 114 traz desenho errado da vagina. No capítulo que trata do sistema urinário, a figura usada como ilustração dá a impressão de que o homem urina pelo ânus.
(DF)

Texto Anterior: Editora diz que lista do MEC está errada
Próximo Texto: Diretora de centro nega favorecimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.