São Paulo, quinta-feira, 23 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeito de Recife quer copiar Cingapura

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito de Recife, Jarbas Vasconcelos (PMDB), afirmou ontem que pretende fazer uma experiência-piloto do projeto Cingapura em sua cidade.
Ontem, a convite do prefeito Paulo Maluf, ele visitou os apartamentos do projeto no Jardim Arpoador (zona oeste de SP).
"A gente não tem acanhamento de copiar o que deu certo. O bom exemplo deve ser seguido", disse Vasconcelos, após a visita.
O Cingapura é um plano de urbanização de favelas, que substitui os barracos por prédios. Os apartamentos são construídos na mesma região onde existia a favela.
Até agora, cerca de 3.000 apartamentos do Cingapura foram construídos, segundo a Secretaria da Habitação. A prefeitura pretende construir 20 mil unidades.
A construção é financiada pela prefeitura, e depois os moradores pagam em parcelas.
Áreas de risco
Vasconcelos disse que uma de suas prioridades nesse fim de governo é tentar resolver o problema das cerca de 600 favelas existentes na cidade pernambucana.
"A metade dessas favelas está em áreas de risco de desabamento. Nossa intenção é retirar essas pessoas (cerca de 500 mil) dessas regiões o mais rápido possível."
O prefeito elogiou o fato de o Cingapura manter os favelados na região onde moram.
"Isso em Recife nem sempre é possível por causa do grande número de morros, mas há áreas onde isso seria ótimo", disse.
Em cima de um palanque, no Jardim Arpoador, o prefeito de Recife elogiou Maluf.
"Interessa muito a nós o que foi feito aqui. O projeto não é complicado, mas nem todo mundo faz. Isso é prova de que o prefeito de São Paulo teve vontade política e foi ousado."
Maluf devolveu: "Eu é que tenho que copiar as iniciativas do prefeito de Recife porque o prestígio dele em sua cidade é maior do que o meu aqui em São Paulo".
Ele se referia à última pesquisa Datafolha sobre a avaliação dos prefeitos em que Vasconcelos ficou em segundo lugar, com 72% de notas ótimo/bom, perdendo apenas para o prefeito de Fortaleza, Antonio Cambraia.
Maluf ficou em oitavo lugar com 43% de conceitos ótimo/bom.
Ontem, Maluf também levou Vasconcelos para visitar as obras do túnel Ayrton Senna (zona sul) e o hospital de Pirituba (zona norte) -onde funciona o PAS (o plano de saúde de Maluf).
"Não sei se aplicaria o PAS na minha cidade. Lá em Recife preferimos a municipalização e acho que deu certo", disse Vasconcelos.

Texto Anterior: Gabeira exibe na Câmara tênis feitos com fibra de maconha
Próximo Texto: FRASES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.