São Paulo, quinta-feira, 23 de maio de 1996
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Gulda traduz Bach com fluência

ARTHUR NESTROVSKI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Como quem volta à cidade natal, depois de anos, e descobre nela novas belezas; como quem relê um grande romance e se vê vivendo uma outra vida, que não se lembrava ter vivido ali; como quem se rende à sua própria língua, transfigurada pelo interlocutor: não sei qual a analogia menos errada para expressar um retorno ao "Cravo Bem Temperado", nessa gravação de Friedrich Gulda.
Fora de catálogo há anos, a gravação, de 72, é relançada na série Duo (Philips). Dois CDs reúnem os 24 prelúdios e fugas do "Livro 1" deste que é, pelo menos desde o início do século passado, o mais importante compêndio de piano.
O "Cravo Bem Temperado" é, por si só, escola de piano e tratado de composição que todo aluno de música conhece desde a infância.
Assim como Glenn Gould -outro grande tradutor de Bach-, ele é um pianista idiossincrático e inclassificável. Sua interpretação é de um preciosismo digital sem rivais; mas não é preciosista.
Gulda está longe de ser um pianista voltado à interpretação "autêntica" do barroco; mas, à sua maneira, está mais perto dela que do Bach romantizado de outros grandes pianistas da sua geração.
É impossível prever o que Gulda vai fazer de cada "Prelúdio" e "Fuga"; e não é pequeno o espanto e o prazer de se escutar as peças todas em ordem. Salvo engano, ninguém jamais tocou o "Prelúdio 2", em dó menor, de maneira tão delicada e lenta.
No "Prelúdio 7", em mi bemol maior, Gulda faz do início uma improvisação, seguida pela entrada suavíssima da dupla fuga. Tradicionalmente se escuta o segundo tema anunciado sem rodeios.
A fluência é sua figura retórica por excelência, que faz deste "Prelúdio" uma evocação das passagens contrapontísticas nas últimas sonatas de Beethoven. O Bach de Gulda é um Bach que já viveu muito, ouviu toda a história da música e é capaz de fazer dela o que quiser.
Faz parte do talento de Gulda recriar referências num universo próprio, onde o prazer físico de tocar se confunde com a mais alta inteligência. A música, que pode soar abstrata como as leis da geometria, nas suas mãos recupera a autoridade espiritual do mais inabalável ego da história da música.

Disco: J.S. Bach (1685-1750) - O Cravo Bem Temperado, vol. 1
Intérprete: Friedrich Gulda
Lançamento: Philips
Preço: R$ 30, em média

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