São Paulo, sexta-feira, 24 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Refinanciamento de leasing é facilitado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo anunciou ontem mais uma medida para beneficiar as micro e pequenas empresas: liberou o refinanciamento de operações de leasing. Até agora, estavam autorizadas somente as renegociações de operações de crédito do setor.
O valor para renegociação de operações de leasing está limitado a R$ 50 mil e se estende às pessoas físicas que comprovarem a titularidade de micro e pequenas empresas.
O prazo para renegociação do valor devido, somado às prestações de leasing que já foram quitadas, não poderá ser inferior ao permitido para as operações deste tipo. Ou seja, 24 meses.
Compulsório
O Banco Central também autorizou que as empresas de leasing -ou arrendamento mercantil- captem recursos dos depósitos compulsórios dos bancos para possibilitar o refinanciamento das micro e pequenas.
A taxa de remuneração dos financiamentos também é favorável ao setor, conforme a circular divulgada ontem pelo BC. A remuneração é TR (Taxa Referencial) mais 12% ao ano, no máximo.
Antes da medida, os bancos estavam autorizados a cobrar taxas de mercado, segundo o chefe do Denor (Departamento de Normas do BC), Sérgio Darcy Alves.
Os bancos que emprestarem recursos para refinanciamento de dívidas de operações de leasing contraídas por pequenas e microempresas serão beneficiados com rendimentos maiores do que os pagos pelo BC para remunerar valores do compulsório sobre depósitos a prazo.
No último dia 14 de abril, o BC decidiu que o rendimento do compulsório sobre depósitos a prazo será reduzido a zero até 21 de junho se não for retirado para refinanciar pequenas empresas.
Nesta semana, o rendimento do compulsório está em TR mais 1,5%. Assim, o governo torna mais vantajoso aos bancos emprestar para as micro e pequenas empresas do que deixar o dinheiro depositado no BC.
O leasing tem prazo mínimo de financiamento de dois anos para bens com vida útil abaixo de cinco anos -e de três anos para bens com vida útil acima de cinco anos.
A renegociação para operações de leasing é uma das reivindicações dos micro e pequenos empresários que reclamam dos juros.

Texto Anterior: Segmento perde 15 mil postos
Próximo Texto: Companhias pedem 13% como reajuste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.