São Paulo, sexta-feira, 24 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Piloto disputa a F-1 das motos

MORAES EGGERS
ESPECIAL PARA A FOLHINHA

O paulistano Alexandre Barros, 25, é o único representante brasileiro no Campeonato Mundial de Motociclismo. Ele disputa a categoria das 500 cilindradas (cc), que, de tão rápida, é considerada a Fórmula 1 das corridas de motovelocidade.
Este ano, correndo pela equipe Honda, ele ocupou, pela primeira vez na história, a liderança do campeonato, ao completar as duas primeiras corridas em segundo lugar. Passadas quatro etapas do Mundial, Alex (como é chamado fora do Brasil) é o terceiro colocado, com boas chances de conquistar seu primeiro título, já que corre por uma boa equipe.
Alexandre participou de sua primeira corrida em 78, aos 7 anos. Foi bicampeão brasileiro de ciclomotores nos dois anos seguintes. Em 81, ficou com o título brasileiro das 50 cc. Passou pela 125 cc e foi novamente campeão brasileiro de 250 cc, em 85.
Com apenas 15 anos, Alex começou a disputar o Mundial na categoria 80 cc. Em 89, correu nas 250 cc e, aos 20 anos, já estava nas 500 cilindradas.
Sua melhor colocação no campeonato do mundo foi um sexto lugar em 93, ano em que conseguiu se tornar o primeiro latino-americano a vencer uma corrida. Foi o GP da Europa, em Jarama, na Espanha.
No domingo, ele disputa o GP da Itália de Motociclismo com sua moto de competição Honda NSR 500 na pista de Mugello. Antes de viajar, Alexandre falou com a Folha.

Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Aos 3 anos, ganhou sua primeira moto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.