São Paulo, sábado, 25 de maio de 1996
Próximo Texto | Índice

Pinguim baiano; Chuva de verão; Oportunidade dupla; Quem diria?; O catastrofista; Agora, chega; Ninguém avisou; Buscando o rumo; Imagem do governo; Pulo do gato; Jeito tucano; Junto ao Bósforo; Salada ideológica; Prestígio em queda; Ver para crer; Vergonha nacional; Visita à Folha

Pinguim baiano
O governo vai colocar Pedro Irujo (PMDB-BA) na "operação geladeira". Mandou avisar que o deputado, que votou contra o Planalto na reforma da Previdência, perderá seus negócios de transporte junto à Petrobrás.

Chuva de verão
Pedro Irujo (PMDB-BA) diz que não se importa se perder "eventuais" negócios com a Petrobrás. "Eles estão um pouco nervosos. Mas na semana que vem já terão esquecido", afirma, sobre a retaliação do Planalto.

Oportunidade dupla
Com Pedro Irujo, a "operação geladeira" tem um fator muito forte: seu inimigo ACM.

Quem diria?
Não é tucana a idéia da "operação geladeira". É pefelista. Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA) recebeu sinal verde de FHC para engrossar o discurso. E o líder Benito Gama (PFL-BA) é quem adverte os infiéis.

O catastrofista
Irritado com as críticas de FHC ao Congresso, Ney Suassuna (PMDB-PB) lembra que esse tipo de confronto leva a quatro a saídas: Getúlio (suicídio), Jânio (renúncia), Jango (golpe militar) e Collor (impeachment).

Agora, chega
Vicente Cascione (PTB-SP) não será perdoado desta vez. O Planalto já detonou operação para tirar os cargos de Cascione nas Docas de Santos. Em março, o deputado votou contra o governo, mas depois voltou atrás.

Ninguém avisou
Raul Jungmann surpreendeu-se ao saber que, aprovado o projeto de Paulo Paiva para contrato temporário, sua pasta perderia dinheiro. Grande parte da verba do Ministério da Reforma Agrária vem das contribuições sociais, que devem diminuir.

Buscando o rumo
Ainda muito discretamente, deputados do PT, PDT e PSB discutem a formação de um bloco parlamentar que teria liderança unificada e funcionaria, afinal, como a oposição a FHC.

Imagem do governo
O homem da publicidade no Planalto, Luís Fernando Furquim, é desde ontem a nova baixa na equipe de FHC.

Pulo do gato
O governo está preocupado em limitar um dos artifícios dos planos de saúde para aumentar abusivamente as mensalidades. A paulada é maior toda vez que o associado muda de faixa etária.

Jeito tucano
Descrente da candidatura Serra, Amin diz que tremeu quando Pedro Piva lhe falou sobre o tema: "Ele tinha um olhar lúbrico que me deixou na dúvida".

Junto ao Bósforo
Candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Erundina vai à Habitat 2, conferência da ONU, na Turquia. Acompanhada dos vereadores paulistanos Aldaíza Sposati e José Mentor.

Salada ideológica
Celso Pitta, candidato de Maluf em São Paulo, participa na segunda de seminário sobre administração na FGV. Debaterá com o tucano dissidente Ciro Gomes e o petista José Dirceu.

Prestígio em queda
Como secretário da Agricultura, Cabrera acredita ter perdido, junto aos ruralistas, o prestígio acumulou como ministro de Collor. Sua secretaria tem hoje 0,5% do orçamento, contra 1,6% no final do governo Fleury.

Ver para crer
Provável candidato do PT em São Paulo, Campos Machado quer empunhar a bandeira janista. Jura que não será linha auxiliar de Celso Pitta (PPB).

Vergonha nacional
A Abecitrus (Associação Brasileira dos Exportadores de Cítricos) assina na terça protocolo contra o trabalho infantil, articulado pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança.

Visita à Folha
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro do STF Marco Aurélio de Mello, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado do advogado Ives Gandra da Silva Martins.

TIROTEIO
De Pedro Irujo (PMDB-BA), sobre tentativa do Planalto de isolar os deputados dissidentes que votaram contra a reforma da Previdência:
- Votei com a minha consciência. Já entreguei há tempos carta colocando à disposição um cargo que tenho no DNER.

Próximo Texto: Serra assegura que não será candidato em S. Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.