São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Próximo Texto | Índice

Missão espinhosa; Interesse maior; Falta combinar; Pedra no caminho; Preparando terreno; Estréia federal; Prestígio em baixa; Renda mínima; Zona de influência; Predominância paulista; Embarcou quem quis; Esnobada cara; Máquina do tempo; Saudades da Arena; Acerto mineiro; Acordo possível; Os enfezados

Missão espinhosa
Luiz Carlos Santos tem uma conversa com os líderes governistas na terça sobre a "operação geladeira". Avalia ser difícil uma legenda negar guarida ao deputado infiel de outra, mas o governo quer forte punição.

Interesse maior
A disputa pela presidência da Câmara é a maior dificuldade que um cacique governista vê para evitar que um partido abrigue o infiel de outro. Há excesso preocupante de candidatos.

Falta combinar
A votação da Previdência no Senado não será tão fácil como imagina o governo. Um grupo de senadores, liderados por José Sarney (PMDB-AP), tem outra opção: projeto de Roberto Freire (PPS-PE), já em tramitação.

Pedra no caminho
Com 39 ex-governadores, o Senado é mais sensível do que a Câmara aos argumentos do Planalto sobre a necessidade das reformas. Mas há focos de insatisfação. A rolagem de dívidas estaduais é apenas o maior deles.

Preparando terreno
Íris Rezende (PMDB-GO) largou na frente na corrida pela presidência do Senado. Já avisou Sarney que é candidato e conta com a simpatia de FHC. Presidente da Comissão de Justiça, é decisivo nos planos do Planalto.

Estréia federal
Pela primeira vez, Luiz Carlos Santos ficará sozinho no leme do governo. Tem a missão de normalizar o andar das reformas.

Prestígio em baixa
Das cartas-protesto que FHC recebeu devido ao massacre dos sem-terra no Pará, há uma encabeçada pelos dois professores alemães que lançaram a proposta de lhe conceder, em 95, título de doutor "honoris causa".

Renda mínima
Levantamento de Eduardo Suplicy (PT-SP): além do Distrito Federal e de prefeituras como a de Campinas e Ribeirão Preto, com programas já em execução, a renda mínima é hoje discutida por dez Estados e 51 municípios.

Zona de influência
Entre os projetos municipais de renda mínima, 38 foram apresentados por vereadores do PT, seis pelo PSDB, três pelo PTB e dois pelo PMDB.

Predominância paulista
Dos municípios com programa de renda mínima já implantado ou em discussão, 30 são paulistas, seis são mineiros, seis paranaenses e três catarinenses.

Embarcou quem quis
Serra nunca pretendeu disputar a eleição em São Paulo, diz um cacique tucano. E usou, como desculpa para não ficar mal com o partido, a aliança com o PFL. Pode dizer que tentou.

Esnobada cara
Tucanos paulistas debitam a Covas o fracasso da aliança com o PFL para a eleição paulistana. Avaliam que o governador, imperialmente, jogou os pefelistas no colo de Maluf. Desprezou. E quando precisou, ficou na mão.

Máquina do tempo
Perguntado sobre se ainda era de esquerda, FHC pediu definição a um repórter do "Le Monde". "Priorizar o social e não o econômico", disse o francês. Resposta de FHC: "Se você tivesse lido Marx, não diria isso".

Saudades da Arena
Com a vitória sobre Covas na obtenção do apoio do PFL paulista, Maluf acha que marcou importante ponto para sua candidatura a presidente em 1998. Seu sonho é refazer um casamento que desandou em 1985.

Acerto mineiro
Itamar deve apoiar Tarcísio Delgado na eleição de Juiz de Fora. Impôs uma condição: Maurício Guedes, ex-diretor da Eletrobrás em seu governo, assume o lugar de Tarcísio no DNER.

Acordo possível
Telma de Souza, candidata do PT em Santos, e o prefeito David Capistrano caminham para selar uma paz. Já pararam de trocar ataques. Mas ainda haverá confronto na chapa de vereadores.

Os enfezados
Se para a CNI foi uma "afronta", para Roberto Nicolau Jeha, da Fiesp, o que o Congresso fez foi um "desaforo". Desfigurar um projeto de reforma constitucional, enquanto os empresários pediam o contrário em Brasília.

TIROTEIO
De Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre a reeleição de FHC:
- Os defensores da reeleição já começam a achar que o presidente é uma mala sem alça.

Próximo Texto: Amizade abalada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.