São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No Ceará, TV substitui professor na aula

ELVIRA LOBATO
ENVIADA ESPECIAL A FORTALEZA

A televisão substitui o professor nas escolas públicas do Ceará.
Quase 200 mil crianças, de 5ª a 8ª série, da rede estadual e das escolas municipais de Fortaleza, não sabem o que é ter professor de português, matemática, geografia, história e ciências em sala de aula.
Elas frequentam as escolas, mas estudam pela TV. As matérias são transmitidas em flashes de 10 a 15 minutos de duração.
Há apenas um professor por turma, e seu papel não é o de dar aulas, mas o de orientar a classe na aprendizagem das matérias.
O ensino à distância nas salas de aula é um fenômeno que vem se alastrando no Nordeste, devido à falta de professores, sobretudo nos municípios do interior.
O Ceará, no entanto, virou um fenômeno único por uma decisão tomada em 1993, pelo então governador Ciro Gomes (PSDB).
Ciro impôs o sistema em todas as escolas da rede estadual, mas até hoje há resistências por parte dos professores da capital.
A transformação do professor especialista em orientador generalista, de forma obrigatória e sem treinamento adequado, gerou angústia entre os profissionais.
A maioria se diz insegura por não dominar as matérias -sobretudo a matemática para 7ª e 8ª séries- critica os critérios de avaliação dos alunos do telensino e se queixa da falta de material didático.
"O sistema do telensino, tal como existe, não funciona. Ele baixou o índice de reprovação nas escolas, mas os alunos sabem cada vez menos", diz Norma Campos, diretora da Escola Estadual Renato Braga, que tem 1.022 alunos.
Em 1992, ainda no regime convencional, este colégio de Fortaleza registrou um índice de reprovação de 42% nas turmas de 6ª série.
Em 93, com o ensino pela TV, o percentual caiu para 18%. Nos dois últimos anos nenhum aluno da 6ª série foi reprovado.
Em vez de ficar orgulhosa com a queda nos índices de reprovação, a diretora questiona a validade dos critérios de avaliação.
"Os mesmos alunos que tiveram notas excelentes na 6ª série estão cheios de zeros no primeiro bimestre da 7ª série. É uma catástrofe", diz ela.
As notas bimestrais dos alunos do telensino são calculadas com base em um teste aplicado em sala pelo orientador de aprendizagem, por um teste transmitido pela TV e por uma terceira nota, onde entram a auto-avaliação do aluno e a avaliação que seus colegas e a orientadora fazem dele.

Texto Anterior: Prefeito não vê o problema
Próximo Texto: Telealuno pode repetir testes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.