São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outras experiências que serão discutidas pelas delegações durante a conferência

Dar Assalaam, Tanzânia
Projeto de desenvolvimento urbano sustentável visando principalmente a coleta de lixo e a urbanização de loteamentos, lançado pela prefeitura em 1991 com apoio de agências da ONU.

Tanzânia
Programa de saúde por meio do saneamento e da água. Atinge zona urbana e rural, principalmente a região vizinha ao lago Vitória. Perfuração de poços, redes de água e esgotos, treinamento de agentes de saúde.

Tanzânia
Legalização da posse de terra na comunidade de Bondeni no sistema tradicional africano e islâmico, em que a comunidade é dona da terra e os moradores adquirem títulos de posse a preços baixos.

Sambinzanga, Angola
Urbanização do município, que fica na periferia de Luanda e é habitado por refugiados de guerra. Criação de rede rudimentar de água e esgotos com tarifas baixas, educação para saúde.

Malaui
Fornecimento de água encanada para moradores das periferias urbanas. Identificação dos melhores pontos para instalação de torneiras públicas, treinamento de pessoal para manutenção e administração da rede.

Jinja, Uganda, e Guelph, Canadá
Programa de parceria para promover a administração municipal participativa, melhoria dos serviços, igualdade homens/mulheres, capacitação e desenvolvimento sustentado.

Déli, Índia
Combate à pobreza por meio da cooperação comunitária, com papel relevante de 100 mil mulheres que trabalham como voluntárias. Criação de creches, centros comunitários, escolas, geração de empregos.

Karachi, Paquistão
Regularização do loteamento clandestino de Orangi, com um milhão de posseiros. A própria população construiu sua rede de esgotos, com 72 mil fossas, e uma ONG garantiu sua ligação com a rede municipal.

Sri Lanka
Adoção da metodologia CAP (Planejamento de Ação Comunitária) -as comunidades identificam suas prioridades e o governo ajuda na construção- para suprir carências habitacionais, de infraestrutura, crédito, empregos, etc.

Indore, Baroda e Ahmedabad, Índia
Urbanização de favelas num projeto participativo que as integra à cidade e beneficia a zona urbana inteira. Administração topográfica, recuperação da terra, paisagismo construtivo.

Karachi, Paquistão
Combate à especulação imobiliária e programa de oferta de lotes a preços baixos. Serviços como luz e água são instalados a pedido de cada comunidade menor, à medida que as prestações são pagas.

Austrália
Reciclagem de lixo. Criação de força-tarefa nacional, operando nos níveis nacional, estadual e municipal, para reduzir os aterros de lixo em 50% até o ano 2.000. O índice de reciclagem subiu de 6% em 1991 para 15 a 25%.

Naga City, Filipinas
Programa de parceria no desenvolvimento (município, departamento nacional de habitação, ONG e comunidade) para resolver problemas habitacionais e de infraestrutura nas favelas e loteamentos irregulares.

Goteborg, Suécia
Adoção de política abrangente de melhoria do meio ambiente e combate à poluição, envolvendo população, indústrias e prefeitura. Adoção de sistema de aquecimento movido a gás do lixo, reciclagem do lixo.

Duisburgo, Alemanha
Gerenciamento integrado das transformações estruturais, visando a revitalização da estrutura econômica e social. Modernização da administração municipal, formação vocacional e educacional.

Londres, Reino Unido
Jornal semanal "The Big Issue", vendido nas ruas por sem-tetos. Fundado para dar voz e gerar renda para os sem-tetos e para divulgar seu problema. Em dois anos mais de seis mil já encontraram casas.

Ancara, Turquia
Implementação de projetos habitacionais coletivos. Construção de novas unidades por cooperativas, visando satisfazer a enorme demanda, reduzir o preço de construção e diminuir os preços de aluguel.

Tampere, Finlândia
Coalizão de 20 ONGs locais e grupos de cidadãos, para reduzir o impacto das transformações climáticas e mudar a política ambiental da cidade. Redução das emissões de dióxido de carbono, planejamento integrado.

Glasgow, Escócia
Plano municipal de investimentos em aquecimento e vedação residencial, reduzindo o alto índice de problemas respiratórios causados pelo clima frio e úmido e diminuindo os custos do aquecimento.

Keramitsa, Grécia
Desenvolvimento dessa região rural por iniciativa da população -reflorestamento, melhoria da rede viária e do sistema de água e luz, geração de empregos, expulsão do gado das aldeias, melhoria da saúde.

Nordhorn, Alemanha
Revitalização de uma área contaminada por metais e substâncias tóxicas, com plano de recuperação biológica do solo. O projeto custou 26 milhões de marcos alemães e já atraiu 200 milhões em investimentos.

Colômbia
Associação Nacional de Catadores de Lixo, lançada em 1986 para melhorar as condições de vida dos 50 mil catadores colombianos, melhorando seus sistemas de transporte e fornecendo creches e acesso à seguridade social.

Recife, Brasil
Coleta e reciclagem seletiva de lixo, visando reduzir a produção de lixo, incentivar a comercialização dos materiais recicláveis, gerar renda e reduzir os problemas de saúde. Programa lançado em 1993.

Cuba
Programa Nacional de Habitação de Baixo Custo, criado para responder à crise do setor de construção habitacional, decorrente da crise econômica nacional. Construção em mutirões e produção local dos materiais.

Costa Rica
Programa de Escola de Hortas, Pomares e Viveiros de Árvores, lançado em 1995 em nove escolas primárias visando melhorar as condições de vida da população de um ponto de vista ecologicamente seguro e sustentável.

Porto Alegre, Brasil
Orçamento municipal participativo, adotado para combater a corrupção e promover o uso eficiente do dinheiro público e que já resultou no reforço da infraestrutura urbana e melhoria da qualidade de vida.

Alexandria, Egito
Levantamento de fundos e aumento da produtividade das pequenas e microempresas, facilitando o crédito e reduzindo as barreiras regulatórias e tendo como consequência a geração de mais empregos.

Cairo, Egito
Desenvolvimento de área onde vivem 2.800 famílias desabrigadas pelo terremoto de 1993. Formação de comitês de bairro, formação técnica de mulheres, planejamento familiar, saúde, programa ambiental.

Amã e Ácaba, Jordânia
Planejamento para desenvolvimento sustentável. Restruturação do setor habitacional, melhoria da infraestrutura e serviços básicos, aumento da produtividade do setor público.

Hamilton-Wentworth, Canadá
Programa de desenvolvimento sustentável do município, com a participação dos cidadãos no planejamento de longo prazo. Construção de ciclovias, tanques de contenção de esgotos, limpeza do porto.

Baltimore, EUA
Primeira organização bem-sucedida, auto-suficiente e sem fns lucrativos de reciclagem de materiais de construção reutilizáveis no país. Já possibilitou economias de US$ 5 milhões e ajudou a reformar 20 mil casas.

Texto Anterior: Comunidade tem solução original para os problemas
Próximo Texto: Conheça os 12 projetos de práticas urbanas premiados pela ONU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.