São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nenhum país vende mais chuveiro

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Toda casa que tem energia elétrica e banheiro tem também um chuveiro.
A hipótese é compartilhada por pesquisadores do IPT e diretores da indústria elétrica e eletrônica.
É que o chuveiro no país custa barato. Com R$ 14,00, compra-se uma ducha que promete um "mar de água quente". Nenhum outro país no mundo fabrica e vende tanto chuveiro elétrico. Modelos sofisticados, quatro vezes mais potentes, chegam a custar R$ 400,00.
É nessas diferenças e no conforto dos banheiros, que se percebe a geografia do banho.
O consumo de água das populações aumenta à medida que sobe seu nível socioeconômico. Dados da Sabesp mostram que os moradores de Jandira consomem 102 litros de água por dia, por habitante.
Jandira é uma cidade-dormitório no oeste da Grande São Paulo. No bairro dos Jardins, em São Paulo, o consumo per capita é de 329 litros por dia.
Enquanto os primeiros gastariam 20 a 25 litros de água num banho, moradores dos Jardins consumiriam entre 60 e 70. Para se encher uma banheira, são necessários cerca de 80 litros.
No Morumbi, zona sul da cidade, o consumo de água por habitante/dia é de 309 litros. O banho de seus moradores consumiria entre 50 e 60 litros.
Em São Caetano, cidade de classe média na Grande São Paulo, o consumo de água por morador é de 169 litros. Um banho gastaria cerca de 40 litros.
(AB)

Texto Anterior: "Moça da banheira" toma 125 banhos em 11 dias
Próximo Texto: Pesquisador quer estímulo à urbanização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.