São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÂNCER; SUDÁRIO; A PALAVRA; FUMO; MORTES; MORTES 2; ANTROPOLOGIA; AMBIENTE;

CÂNCER
Pesquisadores argentinos conseguiram aliviar a dor de pacientes de câncer com a droga crotoxina, elaborada a partir de veneno de cobras. A droga vem sendo testada experimentalmente há dois meses. "Pacientes tratados com crotoxina se sentiram melhor física e psicologicamente na primeira fase de testes da droga", diz Florencio Aceniolaza, do Conselho de Investigações Científicas e Técnicas da Argentina.

SUDÁRIO
O Santo Sudário, o lençol que alguns católicos acreditam ter envolvido o corpo de Jesus, pode ter sido tecido na época de sua morte, há cerca de 2.000 anos, segundo pesquisadores da Universidade do Texas (EUA). Os últimos testes indicavam que o tecido teria cerca de mil anos. Os pesquisadores americanos acreditam que uma capa de bactérias pode ter "enganado" os aparelhos de medição.

A PALAVRA
"Os médicos inoculam drogas que não conhecem em corpos que conhecem ainda menos."
Voltaire (1694-1778), filósofo francês

FUMO
Crianças cujas mães fumaram até o oitavo mês de gravidez tiveram quase 50% mais chances de desenvolver doenças respiratórias, segundo estudo liderado pelo pesquisador Jean Goulding, da Universidade de Bristol (Reino Unido). Mulheres que fumaram por 20 semanas tiveram chances 40% maiores de ter um bebê doente. Com 37 semanas, a taxa de risco aumentou para 47%, segundo os pesquisadores.

MORTES
A Organização Mundial de Saúde divulgou na semana passada a lista das doenças mais mortíferas e das infecções mais comuns de todo o planeta. As doenças infecciosas mataram cerca de 17,3 milhões de pessoas no ano passado. Doenças diarréicas, tais como o cólera e disenteria, mataram cerca de 3,1 milhões de pessoas. Cerca de 2,1 milhões de pessoas foram vítimas fatais da malária.

MORTES 2
As doenças infecciosas que mais mataram, segundo os dados da OMS divulgados semana passada em Genebra (Suíça), foram as infecções agudas das vias respiratórias, entre as quais a pneumonia. Foram 4,4 milhões de vítimas -entre as quais cerca de 4 milhões de crianças. A tuberculose vem em segundo lugar, com 3,1 milhões de mortes. A hepatite B e a Aids mataram cerca de 1,1 milhão cada.

ANTROPOLOGIA
Saúde e Doença- Um Olhar Antropológico, organização de Paulo Cesar Alves e Maria Cecília de Souza Minayo. Editora Fiocruz (r. Leopoldo Bulhões, 1480, Rio de Janeiro, CEP 21041-210, tel. 021/590-3789, ramais 2009 e 2011, fax 021/280-8194). 174 págs. R$ 17.
Antropólogos escrevem ensaios onde abordam a saúde e doença como uma articulação entre os aspectos biológicos, psicológicos e religiosos.

AMBIENTE
A Opção Agroambiental, de Miranda Neto. Editora Cejup (alameda Campinas, 20, São Paulo, CEP 01404-000, tel. 011/288-2794). 216 págs. R$ 20.
O economista e pesquisador na área ambiental discute alternativas de desenvolvimento sustentável.

Texto Anterior: O que são sambaquis?
Próximo Texto: O que foi a Guerra Civil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.