São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quando o homem é infértil

NELSON DE SÁ

A par da polêmica em torno da fertilização in vitro há uma certeza, que não é restrita a Paulo Cesar Serafini, chamada "ICSI". É uma unanimidade que vem auxiliar, não os esforços de reprodução das mulheres inférteis, mas dos homens.
"ICSI", ou injeção intracitoplasmática de espermatozóide, permite coletar espermatozóides de homens com poucos ou quase nenhum, no esperma.
Alternativamente, em homens sem espermatozóides no esperma, pode-se coletá-lo diretamente do testículo. O mais importante: o espermatozóide é injetado diretamente no óvulo.
Eduardo Motta, sócio de Serafini, relata um caso de fertilização em que o número de óvulos até superava o de espermatozóides -mesmo assim, a paciente está grávida.
O "ICSI", que vem sendo desenvolvido desde o início desta década, passou a ser usado regularmente dois, três anos atrás. A disseminação foi rápida e a técnica já é usada amplamente nos tratamentos de fertilização no exterior e no Brasil.
(N.S.)

Texto Anterior: fertilização é tema fora da lei brasileira
Próximo Texto: horário nobre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.