São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
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Aluguel pode ser vantajoso

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para alguns, alugar um carro é a melhor opção. Antonio Carlos Guerra, 38, encarregado de almoxarifado da corretora de valores Indesval S/A CTVM, de São Paulo, é um bom exemplo.
Guerra aluga um Gol 1.000, todo mês, para trabalho e lazer. Seu gasto é de R$ 1.313, mensalmente. Mas ele repassa esse valor para seus clientes, em serviços prestados fora do local de trabalho.
Segundo seus cálculos, desembolsa apenas R$ 150 do salário.
"É complicado comprar um carro financiado, já que há muita burocracia, o que demanda tempo. Também não tenho dinheiro para dar a entrada. Por isso, prefiro o aluguel", alega Guerra.
Mas ele tem um consórcio de um Gol 1.6, que termina daqui a dois anos.
Quando receber o carro, diz ele, continuará alugando outro, pelo baixo custo que tem.
Queda de preços
A locação de veículos para pessoas físicas já representa uma boa fatia do mercado.
A Localiza Rent a Car vendeu 1 milhão de diárias em 95, sendo 22% para pessoas físicas, que fizeram locação de 30 ou mais dias, a maioria de carros "populares".
"Esperamos chegar perto desse percentual em 96. O consumidor brasileiro perceberá, com o tempo, as vantagens de alugar um veículo, porque os preços devem cair", argumenta Fernando Campos, diretor da Localiza, que possui uma frota de 23.500 veículos.
Na opinião dele, a locação de veículos é o melhor negócio para as empresas: corta custos fixos, reduz infra-estrutura física, profissional, gastos com manutenção e frota de reserva, e há substituição imediata do carro em caso de quebra ou pane. E, ainda, é dedutível do Imposto de Renda.

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