São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996 |
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CARTAS * "Tenho um Monza GLS, ano 95, que apresentou problemas de recarregamento da bateria. No dia 4 de abril, deixei o carro na concessionária Saint Paul, onde verificaram a necessidade de substituir o alternador. A revenda informou que, provavelmente, em 72 horas teria a peça para substituição. No dia 12, disseram-me que ainda não tinham a peça em estoque. Achei absurdo e acionei o centro de atendimento ao consumidor, sem êxito. Estou há 18 dias sem o meu automóvel por um 'simples detalhe': falta de uma peça." Marcelo Salviano de Almeida (São Paulo, SP) Resposta A General Motors informou que a peça reclamada pelo cliente foi despachada no dia 22 de abril. A Folha entrou em contato com o leitor, que confirmou a informação da montadora, mas reafirmou que a demora não se justifica. * "Tenho uma Variant 77 bem conservada. Aos 200 mil quilômetros, fiz uma revisão geral na suspensão, freios e direção, além de uma retífica completa no motor. Com um kit Mahle, transformei o motor para 1.8 e os giclês de 150 para 167,5 (medida do diâmetro do furo do giclê). A Variant tem ar-condicionado, rodas aro 14x6 e pneus 185R14. Na estrada, ela tem superaquecimento. Nas descidas, atinge o limite máximo de giros antes da velocidade máxima. Gostaria de saber qual é o coeficiente aerodinâmico do meu carro e o que posso fazer para sanar esses inconvenientes." Marcondes Pignatti Júnior (Igarapava, SP) Resposta Segundo o preparador de motores Gilberto Perrella, o leitor deixou de mencionar qual é a taxa de compressão do veículo. Ele esclarece que a taxa deverá estar situada entre 8:1 e 9,5:1 (para motores a gasolina). Acima dessa faixa o motor irá esquentar em condições mais severas de uso (como em percursos longos ou subidas, por exemplo). Quanto à carburação, ele informa que o simples aumento dos giclês não resolve o problema de alimentação. É necessário aumentar o diâmetro do venturi para 26 mm, o da borboleta de aceleração para 34 mm e modificar o sistema de emulsão do combustível. Quanto ao sistema de lubrificação, diz o preparador, é preciso instalar um kit de radiador de óleo -geralmente alongado-, ao lado do câmbio, e usar apenas óleo com classificação SH 25W50. Para melhorar a velocidade final, é preciso também substituir o comando de válvulas original por outro de perfil esportivo. Ele indica um comando de 284 graus. Recomenda também a instalação de um manômetro de pressão de óleo -instrumento fundamental para detectar irregularidades no interior do motor- e que o serviço seja feito por um profissional capacitado. * "Tenho um Mille ELX, ano 95. No dia 19 de fevereiro, levei o carro à concessionária Torino para revisão dos 10 mil quilômetros, quando foi constatado desgaste irregular dos pneus traseiros. Segundo a revenda, deveriam ser feitos o alinhamento e o balanceamento dos pneus traseiros: acontece que os pneus dianteiros estavam em ordem. Gostaria de saber como isso é possível, já que os pneus movimentam-se por igual e apresentaram diferenças ao longo de pouco menos de um ano de uso." Humberto Moreira de Paula (São José dos Campos, SP) Resposta A Fiat informou que a concessionária Torino realizou a troca dos pneus traseiros, como cortesia, no dia 8 de abril. A montadora esclareceu ainda que, no dia 9 de maio, entrou em contato com o cliente e foi informada de que o veículo se encontra em perfeitas condições de funcionamento. * "No dia 15 de dezembro de 1994, comprei na concessionária Portovel uma Ipanema GL 2.0. Notei, no início do ano passado, que entrava água sob o tapete. Por isso, procurei deixar o carro aberto para secar. Depois da primeira chuva, percebi que havia entrado água novamente. Esperei, então, a revisão dos 10 mil quilômetros (julho do ano passado) para pedir providências. Após a revisão, informaram-me que haviam solucionado o inconveniente. Como nessa época do ano não chove, só voltei a perceber o problema, com a volta das chuvas, em novembro do ano passado. Retornei à Portovel, por mais quatro vezes, e o problema persistiu. Resolvi trocar o veículo. Como não tive coragem de enganar outra pessoa, vendi o carro para a própria concessionária e perdi muito dinheiro, devido ao preço baixo alcançado." Antonio Carlos Pelizari (Piracicaba, SP) Resposta A General Motors diz que o cliente autorizou a substituição gratuita dos carpetes e serviços de calefação. Segundo a montadora, a Portovel realizou uma negociação com o cliente, substituindo o veículo usado por um Corsa Sedan. A Folha consultou o Procon e recebeu a informação de que o leitor poderia ter pleiteado a troca do veículo com base no Código de Defesa do Consumidor, caso não tivesse vendido o carro. Como ele aceitou a oferta da revenda, perdeu os direitos de reclamar as perdas decorrentes pelo uso de um veículo com defeito de fabricação. * "No dia 12 maio de 1995, fiz inscrição no plano Mille On-Line, com a promessa verbal da concessionária de que a entrega seria feita entre três e quatro meses. Para minha primeira decepção, no contrato constou como data-limite 15 de novembro de 1995. A alegação foi de que a data era mera formalidade. Novas datas limites foram ajustadas via computador: 8/9/95, 26/9/95, 29/9/95 e 24/9/95. Tendo em vista que diversas concessionárias estão anunciando pronta entrega do Mille EP -e diversos clientes que fizeram adesão depois de mim já receberam o carro-, gostaria de saber onde está o respeito ao consumidor garantido pelas propagandas." Hatiro Minami (São José do Rio Preto, SP) Resposta A Fiat só respondeu a carta do leitor no dia 15 de maio. A carta foi enviada à Fiat em outubro do ano passado. A Fiat informou que está se esforçando para suprir as expectativas dos clientes, com aumento de produção e antecipação do faturamento dos veículos pelo sistema Mille On-Line. A Fiat esclareceu, ainda, que o veículo do cliente foi faturado no dia 1º de novembro. Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Não esqueça de colocar nome completo, endereço e telefone, para verificarmos se seu problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção. Texto Anterior: 'Antigos' correm em Interlagos Próximo Texto: Muda lei sobre pára-choque de caminhão Índice |
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