São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
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CARTAS

* "Tenho um Monza GLS, ano 95, que apresentou problemas de recarregamento da bateria. No dia 4 de abril, deixei o carro na concessionária Saint Paul, onde verificaram a necessidade de substituir o alternador.
A revenda informou que, provavelmente, em 72 horas teria a peça para substituição.
No dia 12, disseram-me que ainda não tinham a peça em estoque. Achei absurdo e acionei o centro de atendimento ao consumidor, sem êxito.
Estou há 18 dias sem o meu automóvel por um 'simples detalhe': falta de uma peça."
Marcelo Salviano de Almeida (São Paulo, SP)
Resposta
A General Motors informou que a peça reclamada pelo cliente foi despachada no dia 22 de abril.

A Folha entrou em contato com o leitor, que confirmou a informação da montadora, mas reafirmou que a demora não se justifica.

* "Tenho uma Variant 77 bem conservada. Aos 200 mil quilômetros, fiz uma revisão geral na suspensão, freios e direção, além de uma retífica completa no motor.
Com um kit Mahle, transformei o motor para 1.8 e os giclês de 150 para 167,5 (medida do diâmetro do furo do giclê).
A Variant tem ar-condicionado, rodas aro 14x6 e pneus 185R14. Na estrada, ela tem superaquecimento. Nas descidas, atinge o limite máximo de giros antes da velocidade máxima.
Gostaria de saber qual é o coeficiente aerodinâmico do meu carro e o que posso fazer para sanar esses inconvenientes."
Marcondes Pignatti Júnior (Igarapava, SP)
Resposta
Segundo o preparador de motores Gilberto Perrella, o leitor deixou de mencionar qual é a taxa de compressão do veículo.
Ele esclarece que a taxa deverá estar situada entre 8:1 e 9,5:1 (para motores a gasolina). Acima dessa faixa o motor irá esquentar em condições mais severas de uso (como em percursos longos ou subidas, por exemplo).
Quanto à carburação, ele informa que o simples aumento dos giclês não resolve o problema de alimentação. É necessário aumentar o diâmetro do venturi para 26 mm, o da borboleta de aceleração para 34 mm e modificar o sistema de emulsão do combustível.
Quanto ao sistema de lubrificação, diz o preparador, é preciso instalar um kit de radiador de óleo -geralmente alongado-, ao lado do câmbio, e usar apenas óleo com classificação SH 25W50.
Para melhorar a velocidade final, é preciso também substituir o comando de válvulas original por outro de perfil esportivo. Ele indica um comando de 284 graus.
Recomenda também a instalação de um manômetro de pressão de óleo -instrumento fundamental para detectar irregularidades no interior do motor- e que o serviço seja feito por um profissional capacitado.

* "Tenho um Mille ELX, ano 95. No dia 19 de fevereiro, levei o carro à concessionária Torino para revisão dos 10 mil quilômetros, quando foi constatado desgaste irregular dos pneus traseiros.
Segundo a revenda, deveriam ser feitos o alinhamento e o balanceamento dos pneus traseiros: acontece que os pneus dianteiros estavam em ordem.
Gostaria de saber como isso é possível, já que os pneus movimentam-se por igual e apresentaram diferenças ao longo de pouco menos de um ano de uso."
Humberto Moreira de Paula (São José dos Campos, SP)
Resposta
A Fiat informou que a concessionária Torino realizou a troca dos pneus traseiros, como cortesia, no dia 8 de abril.
A montadora esclareceu ainda que, no dia 9 de maio, entrou em contato com o cliente e foi informada de que o veículo se encontra em perfeitas condições de funcionamento.

* "No dia 15 de dezembro de 1994, comprei na concessionária Portovel uma Ipanema GL 2.0.
Notei, no início do ano passado, que entrava água sob o tapete. Por isso, procurei deixar o carro aberto para secar.
Depois da primeira chuva, percebi que havia entrado água novamente. Esperei, então, a revisão dos 10 mil quilômetros (julho do ano passado) para pedir providências.
Após a revisão, informaram-me que haviam solucionado o inconveniente.
Como nessa época do ano não chove, só voltei a perceber o problema, com a volta das chuvas, em novembro do ano passado. Retornei à Portovel, por mais quatro vezes, e o problema persistiu.
Resolvi trocar o veículo. Como não tive coragem de enganar outra pessoa, vendi o carro para a própria concessionária e perdi muito dinheiro, devido ao preço baixo alcançado."
Antonio Carlos Pelizari (Piracicaba, SP)
Resposta
A General Motors diz que o cliente autorizou a substituição gratuita dos carpetes e serviços de calefação.
Segundo a montadora, a Portovel realizou uma negociação com o cliente, substituindo o veículo usado por um Corsa Sedan.

A Folha consultou o Procon e recebeu a informação de que o leitor poderia ter pleiteado a troca do veículo com base no Código de Defesa do Consumidor, caso não tivesse vendido o carro.
Como ele aceitou a oferta da revenda, perdeu os direitos de reclamar as perdas decorrentes pelo uso de um veículo com defeito de fabricação.

* "No dia 12 maio de 1995, fiz inscrição no plano Mille On-Line, com a promessa verbal da concessionária de que a entrega seria feita entre três e quatro meses.
Para minha primeira decepção, no contrato constou como data-limite 15 de novembro de 1995. A alegação foi de que a data era mera formalidade. Novas datas limites foram ajustadas via computador: 8/9/95, 26/9/95, 29/9/95 e 24/9/95.
Tendo em vista que diversas concessionárias estão anunciando pronta entrega do Mille EP -e diversos clientes que fizeram adesão depois de mim já receberam o carro-, gostaria de saber onde está o respeito ao consumidor garantido pelas propagandas."
Hatiro Minami (São José do Rio Preto, SP)
Resposta
A Fiat só respondeu a carta do leitor no dia 15 de maio. A carta foi enviada à Fiat em outubro do ano passado.
A Fiat informou que está se esforçando para suprir as expectativas dos clientes, com aumento de produção e antecipação do faturamento dos veículos pelo sistema Mille On-Line.
A Fiat esclareceu, ainda, que o veículo do cliente foi faturado no dia 1º de novembro.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Não esqueça de colocar nome completo, endereço e telefone, para verificarmos se seu problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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