São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
Texto Anterior | Índice

Brasil vence a Argentina por 3 sets a 1

Zé Roberto pede "mais sacrifício"

SÉRGIO KRASELIS
DA REPORTAGEM LOCAL E DO ENVIADO ESPECIAL A BUENOS AIRES

A seleção brasileira de vôlei masculina venceu ontem a Argentina por 3 sets a 1, em Buenos Aires. A partida valeu pela Liga Mundial.
A seleção argentina começou melhor a partida. Venceu o primeiro set por 15/7, em 34 minutos.
No segundo set, com Tande no lugar de Giovane, o Brasil passou à frente pela primeira vez, 7/6. Fechou em 15/10, em 28 minutos.
No terceiro set, o mais longo (37 minutos), os brasileiros impuseram seu jogo e dominaram os adversários, marcando 15/8.
O quarto set foi o mais fácil. Em 29 minutos, o Brasil fez 15/6.
O Brasil soma agora quatro vitórias e duas derrotas no grupo A, e empata em 10 pontos com Cuba, que ontem perdeu para a Espanha.
Mas os cubanos lideram o grupo, pois têm vantagem no set average. A Itália lidera o grupo B, e a Rússia, o grupo C, ambas com 12 pontos (seis vitórias).
Brasil e Argentina voltam a se enfrentar no próximo final de semana, em São Paulo.
Sacrifício
O técnico José Roberto Guimarães pediu ontem aos jogadores da seleção brasileira masculina de vôlei uma "cota de sacrifício" maior.
O time, que venceu o primeiro jogo contra a Argentina, no sábado à noite, por 3 sets a 2 (15/10, 15/13, 8/15, 12/15 e 19/17), deve ter diminuídas suas folgas.
Atletas e comissão técnica se reuniram ontem de manhã, após o treino em Buenos Aires. Zé Roberto pregou que o momento atual exige que todos abram mão de atividades extraquadra e se dediquem ao máximo à seleção.
"Antes de disputarmos a Olimpíada de Barcelona tivemos cinco semanas e meia de treinamento. Agora teremos apenas duas semanas e meia entre a Liga e Atlanta. Isso significa mais sacrifício para todos", afirmou o técnico.
Segundo Zé Roberto, as folgas às terças-feiras, que estão acontecendo devido à participação na Liga Mundial, podem ser canceladas.
"O tempo é curto, e precisamos dar prioridade à nossa preparação física", afirmou o técnico.
Concentração
Zé Roberto disse que, nesta semana, trabalhará para corrigir as falhas exibidas contra a Argentina, especialmente no bloqueio.
Em sua avaliação, para se aproximar das favoritas Itália e Holanda, o Brasil precisa aprimorar seu sistema defensivo. "Concentração é a palavra-chave", avisou o treinador.
Para Zé Roberto, a seleção tem melhorado, mas "ainda falta muito" para atingir o nível de 92.
"Naquele ano, tínhamos uma equipe com jogadores mais especialistas. Hoje temos um time novo e versátil. Só nos falta encontrar um padrão de jogo", diz o técnico.
A irregularidade que a equipe tem exibido na Liga Mundial preocupa o técnico. "O time de Barcelona não tinha essa inconstância."

O jornalista Sérgio Kraselisviaja a convite da Confederação Brasileira de Vôlei

Texto Anterior: Cirurgia altera a feminilidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.