São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Costa oeste é entrada para a vida country australiana

RONI LIMA
DO ENVIADO ESPECIAL

Adelaide, no litoral sul, e Perth, na costa oeste, são pontos de partida para o estudante conhecer a cultura country australiana e sua natureza em estado bruto.
A escola Sace (South Australian College of English), em Adelaide, organiza, por US$ 168, uma viagem de uma semana para acampar no deserto junto ao enigmático monólito Ayers Rock, o "coração vermelho da Austrália".
Áreas desérticas e planas, próximas a praias para o surfe, são frequentes nessas duas regiões.
Adelaide e Perth são cidades com pouco mais de 1 milhão de habitantes que ficam fora do eixo mais turístico do país, na costa leste.
Estudar inglês e excursionar por essas áreas servem para o estudante entender melhor porque o país se orgulha de suas fazendas e seu lado country -chegando a eleger o chapéu de vaqueiro Akubra como ícone nacional.
Programação
A Sace promove passeios de estudantes a festivais "countries" -nos quais pode ser vista uma corrida de porcos- e pacotes de hospedagem em fazendas nos arredores da cidade. Os estudantes visitam plantações de uva no vale Barossa, a uma hora de carro de Adelaide, para conhecer o processo de produção e provar alguns dos excelentes vinhos tintos do país -um produto nobre de exportação.
Outra excursão muito procurada é para a ilha do Canguru, a 30 minutos de vôo de Adelaide, ponto turístico onde você pode apreciar a formação rochosa Remarkable Rocks, tocar em cangurus e chegar perto de leões-marinhos.
Perth tem ainda áreas naturais, rurais e um atrativo para amantes do surfe: aias pouco turísticas. Estudantes da escola Phoenix costumam comprar carros de segunda mão para surfar em praias de ondas perfeitas como Yallingup. A Phoenix conta com cursos de inglês e surfe e promove visitas a fábricas de pranchas e outros materiais para o esporte, além de oferecer cursos de mergulho submarino no parque de Ningaloo. São também promovidos mergulhos noturnos na costa da ilha de Rottnest, a duas horas de lancha do centro de Perth. Com formação rochosa e vegetação de arbustos, a ilha é famosa por suas áreas de mergulho, surfe e passeios de barco.
Assim como em Adelaide, os estudantes da Phoenix podem fazer um curso de oito semanas voltado para atividades profissionais, com visitas a locais de trabalho como hospitais e hotéis.

Texto Anterior: Sydney propicia curso até debaixo d'água
Próximo Texto: Balneário é o paraíso dos aventureiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.