São Paulo, terça-feira, 28 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro reprovado é campeão de vendas

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos livros reprovados pelo Ministério da Educação -"Eu Gosto de Ciências - Programa de Saúde/4ª série"- é campeão de vendas nas livrarias de São Paulo.
A reportagem da Folha fez um levantamento em seis grandes livrarias especializadas em obras didáticas da cidade. Em todas, o livro consta da lista dos mais vendidos para os alunos da 1ª à 4ª série.
O MEC reprovou 339 livros porque apresentavam erros conceituais, preconceito, desatualização, problemas de acabamento ou por serem paradidáticos.
"Eu Gosto de Ciências" é o único título reprovado conhecido até agora. O ministro Paulo Renato Souza (Educação) promete divulgar hoje a lista com os outros 338 reprovados.
O crescimento nas vendas ocorreu, segundo os livreiros, porque o livro foi adotado em várias escolas particulares de São Paulo este ano.
Na livraria Turiassu (Perdizes, zona oeste), "Eu Gosto de Ciências" é um dos livro mais vendidos para estudantes da 1ª à 4ª série.
A livraria recebeu alunos de cerca de dez escolas que haviam adotado esse livro na 4ª série, segundo o vendedor Elias Odorico. "Temos cerca de dez títulos de livros para esse nível (da 1ª à 4ª série) e esse livro é o mais procurado."
Segundo o vendedor, neste ano foram vendidos cerca de 800 exemplares de "Eu Gosto de Ciências". "Muitas escolas costumam procurar a gente. Esse ano, o livro vendeu muito."
Em pelo menos quatro lojas da Saraiva, "Eu Gosto de Ciências" também é apontado como grande sucesso em vendas.
A administração da rede de livrarias (com 28 lojas na cidade) não soube estimar quantos livros foram vendidos neste ano, mas nas lojas a informação é de que "Eu Gosto de Ciências" é um dos mais vendidos.
A avaliação da livraria Siciliano é a mesma. "Não sabemos dizer quantos foram vendidos, mas sem dúvida é um dos mais procurados", diz a gerente da loja do centro, Maria Alves Fonseca.
Autonomia
Como a lista dos proibidos não foi divulgada, alunos das escolas públicas de São Paulo, Minas Gerais e de todas escolas particulares poderão receber no ano que vem os livros com falhas.
Em São Paulo e Minas, os governos estaduais têm autonomia para escolher e comprar os livros que serão usados pela rede estadual.
"Eu Gosto de Ciências" está na lista de São Paulo que foi distribuída para que os professores façam suas escolhas para 1997. Eles têm até 5 de junho para escolher os títulos.

Texto Anterior: Tarifas aumentam 21,4% no ABCD
Próximo Texto: Docentes do 1º grau estão desmotivados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.