São Paulo, terça-feira, 28 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia acompanha votação no ABCD

Sindicato faz eleição hoje

DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

Começa hoje, acompanhada de perto pela Polícia Militar, a eleição que vai definir a nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABCD (Grande São Paulo).
A votação vai até sexta-feira e está sendo boicotada por um grupo de 15 diretores dissidentes da entidade, que quer formar um novo sindicato para os metalúrgicos de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Os dissidentes afirmavam, até a semana passada, que impediriam a colocação de urnas na subsede do sindicato em Santo André e em fábricas da cidade.
Mas, na sexta-feira, o juiz da 7ª Vara de Santo André, Ricardo Pessoa de Mello, atendeu a pedido de liminar da diretoria do sindicato e determinou proteção policial para acompanhar a votação na região.
O processo de formação da chapa que concorre à eleição foi marcado por troca de ameaças e confrontos físicos entre a diretoria e os dissidentes.
Mello decidiu também, em primeira instância, que o Sindicato dos Metalúrgicos do ABCD é o representante legítimo da categoria.
O juiz recusou pedido feito pelos dissidentes com base em assembléia que realizaram em 2 de abril, na qual cerca de 3.000 metalúrgicos teriam votado pela divisão.
Segundo o juiz, a assembléia foi convocada de forma irregular porque houve outra, feita dois dias antes pela diretoria do sindicato, que confirmou a unificação. O grupo separatista vai recorrer.
O vice-presidente do sindicato por Santo André e líder dos dissidentes, Cícero Firmino da Silva ("Martinha"), disse que vai acatar a decisão: "Vamos respeitá-la, mesmo porque é provisória. Nossa ação será política, pedindo para os trabalhadores não votarem."
O vice-presidente por São Bernardo e candidato único à presidência, Luiz Marinho, afirmou que o comparecimento às urnas será maciço em todas as cidades.
"A categoria está consciente de que a união do sindicato é uma conquista que deve ser preservada. A eleição vai mostrar isso."

Texto Anterior: Volks do ABCD paga abono de R$ 500
Próximo Texto: TST inaugura hoje o 'Disque-Justiça'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.