São Paulo, terça-feira, 28 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Belmonte tem seus originais exibidos

"Cem Anos" começa amanhã em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

O caricaturista Benedito Bastos Barreto (1896-1947), o Belmonte, ficou célebre por ter criado o personagem Juca Pato, na década de 20, e por ter incomodado até mesmo Hitler, com suas charges publicadas na "Folha da Noite" -teve a honra de ser atacado pela Rádio Berlim, durante a Segunda Guerra.
A partir de amanhã, 80 desenhos originais do caricaturista estarão expostos no Espaço Cultural Citibank. A exposição faz parte das homenagens ao centenário de nascimento de Belmonte.
No dia 5 de junho, começa outra exposição, no Centro de Comunicação e Artes do Senac, dedicada ao personagem Juca Pato. A exposição que começa amanhã está dividida em cinco módulos.
Os quatro primeiros, com os originais, são: "Belmonte e a Guerra", "Belmonte Caricaturista", "Belmonte e a Folha" e "Atualidades". Esses desenhos pertencem ao Banco de Dados da Folha.
Desde a década de 20 até sua morte, Belmonte trabalhou nos jornais da Empresa Folha da Manhã S/A, que edita a Folha.
O quinto módulo apresenta 14 trabalhos de releitura de Belmonte. São desenhos feitos por Ziraldo, Angeli, Laerte, Carcamo, Rubens Matuck, Luiz Gê, Emílio Damiani, Oswaldo Pavanelli, Orlando, Kipper, Adolar, Carvall (curador da mostra), Cláudio, Spacca, Glauco, Chico Caruso e Zélio.
As duas exposições são organizadas em parceria pela Folha, Citibank e Senac.
Além de caricaturista, Belmonte foi historiador (escreveu um livro sobre São Paulo), cronista e ilustrador. As primeiras figuras dos personagens de "O Sítio do Picapau Amarelo", de Monteiro Lobato, por exemplo, foram desenhadas por ele.

Exposição: Cem Anos de Belmonte
Onde: Espaço Cultural Citibank (av. Paulista, 1.111, tel. 011/576-1489)
Quando: de amanhã a 21 de junho, das 9h às 19h

Exposição: São Paulo de Juca Pato
Onde: Centro de Comunicação e Artes do Senac (rua Scipião, 67, tel. 011/62-069) Quando: de 5 a 21 de junho

Texto Anterior: Exposição revê o urbanismo do século 19
Próximo Texto: Zona D dá novas formas às gavetas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.