São Paulo, terça-feira, 28 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cicero Dias exibe suas "mulheres"

PAULO VIEIRA
EDITOR-ADJUNTO DA ILUSTRADA

Há dois anos que Cicero Dias não vem passar férias no Brasil. Em Paris, onde mora desde os anos 30, produz rarefeitamente, agora que beira os 90 anos de idade.
Enquanto lá recebe esta semana uma exposição-homenagem da Unesco, organismo para o qual trabalhou, no Brasil é "brindado" com uma seleção comercial de 20 telas em tinta acrílica, que o colecionador carioca Paulo Borges quer ver vendidas.
É esse o conjunto que a Galeria Renot, de São Paulo, está exibindo de hoje até 10 de junho.
Em todo o conjunto aparecem mulheres pintadas em rosa, uma de suas marcas registradas. "Considero estas telas muito representativas de sua obra", diz Borges, que as está vendendo por preços que variam de 18 mil a 22 mil dólares.
Sem saber situá-las cronologicamente com precisão ("devem ser anos 70/80", diz o colecionador), Borges é o "curador" da mostra.
A geometrização das figuras, ao lado do surrealismo forte marca do trabalho de Dias nos anos anos 30/40, é marcante nestas telas.
Contemporâneo de Picasso e André Breton, que foram a sua individual de 1937 em Paris, Dias ligou-se fortemente a Europa. Frequentador assíduo do ateliê de Picasso, expôs em duas Bienais de Veneza consecutivas nos anos 50.
No Brasil, Dias causou furor entre a geração modernista com o painel "Eu Vi o Mundo -- Ele começava no Recife", feito em 1929, considerado de grande teor erótico. O painel esteve no evento preparatório da última Bienal de São Paulo, a mostra Bienal Brasil -- Século XX.

Exposição: Cicero Dias
Onde: Galeria Renot (Al. Ministro Rocha Azevedo, 1327, tel. 883-5933)
Quando: segundas a sextas, 11h às 20h; sábados, 11h às 16h

Texto Anterior: William Klein registra o caos urbano e gráfico de Nova York
Próximo Texto: Hisako Sekijima inaugura mostra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.