São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura quer criar um "PAS veterinário"

Plano seria implantado também no centro de zoonoses

LÚCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo está estudando a possibilidade de implantar o PAS no Centro de Controle de Zoonoses da cidade.
A sede do Centro, em Santana (zona norte), seria o primeiro dos dez núcleos da cidade onde o plano seria implantado, segundo funcionários.
O PAS (Plano de Atendimento à Saúde) transfere a administração dos hospitais municipais da cidade para cooperativas formadas por médicos.
Com o novo sistema, para receber atendimento ambulatorial em qualquer posto ou hospital onde o PAS está implantado, o moradora da região precisa se cadastrar e receber uma carteirinha.
A cooperativa que administra o hospital recebe R$ 10 por mês por morador cadastrado.
Para atendimento de emergência não é necessária a apresentação da carteirinha.
Hoje, há uma reunião entre veterinários do centro e a direção para discutir a implantação do novo plano de saúde. Muitos funcionários são contra o plano.
"Ninguém disse ainda como funcionaria a cooperativa aqui. Será que eles vão cadastrar os bichos?", pergunta a veterinária Isabel Moreira, do núcleo de São Miguel (zona leste).
A assessoria de imprensa do PAS confirma que há a possibilidade de o PAS ser implantado no centro de zoonoses, mas afirma que ainda é apenas uma idéia que está sendo discutida.
Segundo a assessoria, o secretário municipal da Saúde, Roberto Paulo Richter, não tomou conhecimento ainda da idéia.
Funcionários do centro, no entanto, afirmam que a implantação do plano no centro já tem até data marcada. No dia 2 de julho, começaria a funcionar em Santana.
O centro de zoonoses tem dez núcleos na cidade. O centro é responsável pelo controle do programa de combate à raiva, à leptospirose etc.
Funcionamento
O PAS começou a ser implantado na cidade no início do ano em hospitais da região de Pirituba/Perus (zona norte).
Hoje já está em funcionamento nas regiões de Campo Limpo (zona sul), Itaquera (zona leste), centro e Pirituba.

Texto Anterior: DAC anuncia plano contra atrasos nos aeroportos
Próximo Texto: Rio sedia etapa do Elite Model Look
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.