São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRA exigiria novo rosto a Hosmany

Ex-terrorista diz que condenado é alvo

IGOR GIELOW
DE LONDRES

Se Hosmany Ramos quisesse entrar no IRA, conforme anunciou, teria que mudar de rosto por meio de uma cirurgia plástica.
A opinião é de Robert McClenaghan, 38, um ex-terrorista do grupo que hoje mora em Belfast (Irlanda do Norte) e trabalha com ex-prisioneiros do IRA.
"Tecnicamente, é até possível que ele possa entrar. Porém, depois de aparecer na TV e jornais dizendo que ia entrar no IRA, ele virou um alvo muito fácil. Só com cirurgia plástica", disse.
O ex-terrorista, que falou com a Folha por telefone, disse que não conheceu nenhum estrangeiro militando no IRA.
McClenaghan, preso em 76 por explodir bombas em Belfast e Londonderry, foi solto em 88.
Segundo o "Livro Verde", um compêndio que ensina padrões de comportamento para os "voluntários" (membros do IRA), não há discriminação na organização.
Porém, o membro precisa ter afinidade comprovada com o movimento que quer a união da Irlanda do Norte com a República da Irlanda e fim do domínio britânico.
"Havia, na década de 70, intercâmbio de informações com outros grupos. Isso agora não existe. Não adianta esse brasileiro chegar e se alistar, não funciona assim."
História
O IRA existe desde a década de 20, tendo participado ativamente na independência da República da Irlanda. Desde 1969, os conflitos entre o grupo, governo britânico e grupos favoráveis à união com o Reino Unido já mataram 3.200 pessoas -70% civis.
Nos anos 70, a Organização para a Libertação da Palestina, então um grupo terrorista, manteve contato estreito com os norte-irlandeses. O coronel Gadafi, líder da Líbia, chegou a ter carregamento de armas enviados ao IRA interceptados pelo governo britânico.
"Para entrar no IRA você precisa fazer juramentos de silêncio e estar engajado na causa republicana", afirmou McClenaghan.

Texto Anterior: Cinco homens são assassinados a tiros em favela no Guarujá
Próximo Texto: Mensagem na Internet sobre LSD em tatuagem assusta pais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.