São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carro foi desenhado por Porsche em 1934

DA REDAÇÃO

O projeto do Fusca foi elaborado pelo engenheiro alemão Ferdinand Porsche em 1934 com apoio de Adolf Hitler, que governava o país na época.
O Volkswagen (nome de origem do Fusca e que em português significa carro do povo) foi projetado e desenvolvido no contexto histórico do avanço do 3º Reich na Alemanha nazista.
O carro começou a ser fabricado no Brasil em 1959, na recém-inaugurada fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP).
Incentivada pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os "populares", a extinta Autolatina decidiu retomar a produção do modelo no país em agosto de 1993.
A medida contou com total apoio do então presidente Itamar Franco, mas foi criticada por grande parte da opinião pública que a encarava como um retrocesso.
Em 93 o Fusca era produzido apenas no México, onde custava US$ 7.000, mas o modelo já estava em via de extinção.
No Brasil o carro não obteve o sucesso de vendas esperado. Não pôde competir com modelos de design mais moderno e preços muito parecidos.
Em 1986 o Fusca valia 43,8 salários mínimos. Em 1993, quando a produção foi reiniciada, 117 mínimos e hoje custa o equivalente a 77 mínimos -preço de tabela, pois no mercado há deságio de 5%).

Texto Anterior: Volks vai parar de fabricar o Fusca no próximo mês
Próximo Texto: Cooperativa é nova tendência e será atração no Salão do Imóvel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.