São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Revista da Microsoft já tem editor

MARINA MORAES
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE NOVA YORK

A Microsoft, que até ontem jurava não querer nada com jornalismo, contratou Michael Kinsley, um dos nomes mais conceituados do país, para ser o editor-chefe de uma revista semanal on line de política, artes e cultura.
A "Slate" já é um dos projetos mais aguardados na World Wide Web, pelo menos nos círculos jornalísticos e políticos.
Kinsley trocou o terno e a gravata de muitos anos, quando ficou conhecido como comentarista no programa "Crossfire", da rede CNN, e como editor da revista "New Republic", em Washington, pelos tênis e camisetas usados pela turma da Microsoft.
A reação dos colegas foi um misto de inveja e dúvida. Será que Gates vai interferir no conteúdo da revista?
E se o projeto não der certo porque o acesso à revista será pago, e a maior parte da informação que circula na Internet é gratuita?
Será que o público hiperativo terá paciência para ler um material mais longo e reflexivo?
A "Slate" deverá chegar à rede até o final de julho, de graça para os assinantes da Microsoft Network, mas com um custo ainda a ser estipulado para os outros.
A revista será patrocinada por anunciantes e assinaturas de leitores.
"Revista de escritores"
Apesar de a Web já ter gerado dezenas de produtos literários, que vão desde revistas especializadas até textos de vanguarda high-tech, criados especificamente para o ciberespaço, até agora há poucas revistas de interesse geral.
Ao tentar descrever o projeto, Michael Kinsley fala que a revista "New Yorker" seria uma boa referência.
"A 'Slate' tem a ver com escrever bem, com boas idéias. Será uma revista de escritores."
Animado com as possibilidades tecnológicas, diz que será possível atualizar a revista provavelmente todos os dias.
A chance de que o frequentador típico da rede não seja exatamente o público da revista não o assusta. Kinsley lembra a "Echo", uma página de muito sucesso na Internet que apresenta longas discussões interativas como um exemplo de "conversa inteligente com um público extremamente fiel".
A "Slate" é um dos primeiros produtos da Microsoft na área do jornalismo. Segundo executivos da empresa, será uma revista independente.
No setor de notícias, a MCS News, parte do serviço on line da Microsoft, ainda não produz muita coisa própria. Esse quadro deve mudar nos próximos meses, quando a MSNBC, a parceria entre a Microsoft e a rede NBC, entrar no ar.
A idéia é usar a MCS News como veículo on line para as reportagens feitas pela MSNBC para o seu canal de televisão a cabo com notícias 24 horas.

Texto Anterior: Empresas preparam híbridos de PC e TV
Próximo Texto: Intel não participa do computador barato; Sega e Bandai mostram protótipos para rede; Oracle anuncia parceria para desenvolver o NC; US Robotics apresenta seu assistente pessoal; Japão investe pesado na superinfovia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.