São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Versatilidade é destaque do notebook Handy Pro

EDUARDO MARQUES
ROSANE MINGHIM

EDUARDO MARQUES; ROSANE MINGHIM
ESPECIAL PARA A FOLHA

Portátil com chip Cyrix 586 de 100 MHz apresenta bom desempenho

O computador Handy Pro - CA 586 PLT é o primeiro notebook da classe Pentium testado no convênio USP-Folha.
Trata-se de uma máquina baseada no processador Cyrix 5x86 de 100 MHz, com características multimídia. Vem com unidade de CD-ROM, recursos de áudio e vídeo e uma ótima tela colorida de matriz ativa, além de acionador de disquetes e disco rígido.
Um ponto forte desse equipamento é sua versatilidade. Pode ser organizado de acordo com as necessidades do usuário.
O disco rígido é removível, permitindo ao usuário trabalhar alternadamente com unidades diferentes. O espaço do CD-ROM pode ser usado pelo acionador de disquetes ou por uma bateria adicional (secundária).
O espaço da bateria principal pode ser ocupado por um módulo (opcional) MPEG-1, para manipulação de imagens de vídeo.
Operação simultânea
O acionador de disquetes pode ser operado simultaneamente com a unidade de CD-ROM, conectando-o na porta paralela/FDD do equipamento (o cabo para essa conexão vem com o equipamento).
No entanto, isso restringe o uso da impressora, que geralmente é conectada nessa porta paralela.
Além das portas paralela e serial, estão disponíveis uma conexão infravermelho e uma porta para conexão de joystick (game/Midi). Para completar, há um plugue tipo RCA para conexão do notebook a um aparelho de TV (o cabo com conectores de áudio estéreo e vídeo vem com o notebook).
Para conectar na TV, é necessário que o televisor aceite o padrão NTSC, uma vez que o padrão brasileiro de TV (PAL-M) não é compatível com o padrão PAL, que o notebook também possui. O aparelho de TV deve ter entradas separadas de áudio e vídeo.
Merece destaque o painel de cristal líquido, bem completo.
Mouse não corresponde
O mouse tipo superfície sensível ao toque não correspondeu totalmente às expectativas, apesar das opções de configuração disponíveis. O usuário pode facilmente instalar um mouse externo na porta serial do notebook.
A bateria tem desempenho compatível com o indicado no manual: a duração alcançou duas horas para operação normal (com gerenciamento de energia e unidades de CD-ROM e disquete ligadas).
Para obter confiabilidade e desempenho na operação da bateria, deve ser feito seu procedimento de iniciação (indicado no help on line) quando o micro for usado pela primeira vez.
O software já vem todo instalado. Não é muito: "Windows 95" (em inglês), "TranXit2" (para manipulação da porta infravermelha) e um único CD-ROM: "Learn to Do - Windows 95" (um bom tutorial, apesar de estar em inglês).
Os disquetes desses programas não acompanham o produto, mas é possível fazer cópias de instalação com um aplicativo especifico.
O manual impresso do produto é demasiadamente simplificado (as especificações técnicas deixam muito a desejar), e a maioria das informações está no help on line.

Texto Anterior: Intel não participa do computador barato; Sega e Bandai mostram protótipos para rede; Oracle anuncia parceria para desenvolver o NC; US Robotics apresenta seu assistente pessoal; Japão investe pesado na superinfovia
Próximo Texto: Help traz informações erradas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.