São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 1996
Texto Anterior | Índice

Júri condena ex-sócios de Bill Clinton

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Dois ex-sócios do presidente Bill Clinton e seu sucessor no governo do Arkansas, sul dos EUA, foram condenados pela maioria das acusações de fraude feitas contra eles no chamado caso Whitewater.
Embora Clinton não esteja respondendo a nenhuma acusação formal no caso, a condenação de James e Susan McDougal e do governador Jim Guy Tucker representa grave derrota para ele.
Tucker anunciou que vai renunciar ao cargo até o dia 15 de julho. O vice-governador Mike Huckabee pertence ao Partido Republicano, de oposição a Clinton.
O presidente foi uma das duas únicas testemunhas da defesa (a outra foi o réu James McDougal). Seu depoimento, mostrado em vídeo aos jurados, procurou destruir a credibilidade da principal testemunha da acusação, David Hale.
Hale, um ex-banqueiro, disse que o então governador Clinton o pressionou a fazer um empréstimo ilegal de US$ 300 mil para Susan McDougal e tinha conhecimento da maioria das operações que envolviam os McDougal, também empréstimos ilegais, no valor de US$ 3 milhões.
A sentença contra os réus será definida pelo juiz dentro de 30 a 45 dias. James McDougal pode pegar até 84 anos de prisão, sua ex-mulher Susan, até 17 anos, e o governador Tucker, que era vice de Clinton em 1992, até 10 anos.
Os advogados de Tucker e dos McDougal afirmaram ontem que pretendem recorrer até à Suprema Corte se for necessário.
Questionado por jornalistas se os jurados não acreditaram nele, o presidente disse: "Perguntem a eles. Eu duvido, mas perguntem".
Clinton também disse que "no nível pessoal", ele "sentia muito" pela condenação de Tucker e dos McDougal, mas que iria "voltar ao trabalho" e "respeitar a decisão dos jurados".
James McDougal, 55, e Susan McDougal, 41, eram os melhores amigos de Bill e Hillary Clinton no Arkansas. Eles foram os únicos sócios de uma empresa de construção civil chamada Whitewater, sobre a qual pesam várias acusações.
Os dois casais deixaram de manter relações depois que um banco de McDougal foi à falência sob suspeita de fraude nos anos 80.
Já foram condenadas no caso Whitewater 13 pessoas, inclusive um ex-subsecretário da Justiça.

Texto Anterior: Roupa suja
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.