São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Separatista tem vitória no ABCD

Justiça suspende a eleição em sindicato

DA AGÊNCIA FOLHA

O Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu ontem a eleição em quatro das seis cidades em que está havendo votação para renovar a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABCD.
A liminar do juiz Barbosa Pereira atendeu ao pedido dos 15 diretores dissidentes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e suspendeu a eleição para a diretoria da entidade em Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
A eleição começou anteontem e estava prevista para terminar amanhã. Não foi suspensa a eleição em São Bernardo e Diadema. O recurso dos separatistas foi impetrado na última segunda-feira.
Na sexta-feira o juiz Ricardo Mello, da 7ª Vara Cível de Santo André, havia garantido a votação na base de atuação dos separatistas.
A liminar de Pereira não reconhece a fusão dos sindicatos dos metalúrgicos de São Bernardo e Santo André, feita em 1993.
Segundo o juiz, a fusão não foi registrada em cartório, o que restauraria os dois antigos sindicatos.
"A fusão foi feita apenas politicamente, e não juridicamente", disse Wilson Pereira de Menezes, advogado do grupo dissidente.
O líder dos separatistas, Cícero Firmino da Silva, o Martinha, afirmou que a decisão judicial referenda a vontade dos trabalhadores. "Menos de 10% dos metalúrgicos da nossa região votaram nos dois primeiros dias, devido ao trabalho de conscientização que estávamos fazendo nas portas das fábricas."
O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Luiz Marinho, 36, disse que o juiz deveria ter ouvido as duas partes para tomar uma "decisão dessa envergadura".
"A decisão do juiz é totalmente derrubável", afirmou. Luiz Marinho, que encabeça a chapa única do sindicato, disse que até as 19h30 de ontem ele não havia sido notificado da liminar.
"Se não formos notificado até amanhã (hoje), a decisão é de continuar com a coleta de votos."

Texto Anterior: KAISER; EMPRESA; PASSAGENS; CHOCOLATE
Próximo Texto: Caixa supera o BB no ranking da FGV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.