São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 1996
Próximo Texto | Índice

Whitewater volta a ser tema eleitoral

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O caso Whitewater, que parecia destinado a papel secundário na eleição presidencial deste ano nos EUA, emergiu como um dos principais pontos da campanha após a condenação dos ex-sócios do presidente Bill Clinton e de seu sucessor no governo do Arkansas.
Embora o candidato da oposição, Bob Dole, não tenha mencionado o assunto em público ontem, diversos deputados de seu partido atacaram o presidente e disseram que o caráter de Clinton será tema eleitoral relevante.
Clinton tenta minimizar as consequências políticas da condenação do governador James Guy Tucker e de James e Susan McDougal. Ontem, evitou falar.
Mas a Casa Branca revelou que ele telefonou na noite de anteontem para Tucker e expressou sua "solidariedade pessoal" ao governador, que horas antes, anunciara sua renúncia ao cargo.
O maior perigo para Clinton será se Tucker ou os McDougal fizerem um acordo com a promotoria para obter penas menores em troca de informações que possam condenar outras pessoas.
Esta é uma prática comum no sistema judicial americano e foi utilizada na condenação: a principal testemunha da acusação, David Hale, está cumprindo pena de 28 meses de prisão, menor do que teria se não tivesse colaborado.
Os três réus condenados afirmam que não pensam em acordos e vão recorrer do veredicto.

Próximo Texto: Novo juízo cita Clinton
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.