São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ziuganov tenta formar aliança contra candidatura de Ieltsin

Neocomunista diz que aceita dialogar com todos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O candidato neocomunista Guennadi Ziuganov sugeriu ontem que pode articular uma aliança política para vencer Boris Ieltsin nas eleições presidenciais russas previstas para 16 de junho.
"Deixamos a porta aberta para qualquer um", disse em Stavropol, sul da Rússia. Aparentemente, o recado foi para os candidatos de centro: o economista Grigori Iavlinski, o general Alexander Lebed e o médico Sviatoslav Fiodorov.
A chance de aliança, porém, é pequena. Todos criticam o neocomunista, e seus eleitores provavelmente rejeitariam a união.
Já o neofascista Vladimir Jirinovski propôs retirar sua candidatura e fazer uma aliança com qualquer um dos dois, Ziuganov ou Ieltsin.
Tchetchênia
Foram divulgados ontem os termos da proposta de acordo de paz da Rússia para a Tchetchênia.
O documento considera a república um Estado soberano dentro da Federação Russa, com controle de finanças e recursos naturais. A Rússia continuaria controlando a produção de armas e o comércio.
O presidente Boris Ieltsin assinou na segunda-feira um acordo de cessar-fogo com o líder dos rebeldes, Zelimkham Iandarbiev. A trégua entra em vigor no sábado.
Russos e tchetchenos voltam a se reunir nos próximos dias para acertar detalhes da trégua.
Dois soldados russos morreram quando o veículo blindado em que trafegavam atingiu uma mina em Grozni, capital da Tchetchênia.
A TV russa também informou que um helicóptero russo foi derrubado no sudeste da república. Pelo menos um soldado morreu.

Texto Anterior: Gerry Adams desafia Londres a negar vaga em processo de paz
Próximo Texto: UE pede dado sobre o leite suspeito ao Reino Unido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.