São Paulo, sexta-feira, 31 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Participação paralela de ONGs é menor do que o esperado

MAURICIO STYCER
DO ENVIADO ESPECIAL A ISTAMBUL

Em abril, o Fórum das ONGs (organizações não-governamentais) calculava que até 10 mil pessoas participariam das discussões paralelas à Habitat 2. O total de inscritos ontem chegou a 5.501 (representando 2.104 organizações).
O diretor do Fórum das ONGs, o dinamarquês Jan Birket-Smith, disse ontem à Folha que espera que, até segunda-feira, chegue a 7.000 o número de pessoas que passarão diariamente pelo fórum.
Birket-Smith compara a presença de ONGs em Istambul à Conferência sobre População e Desenvolvimento, no Cairo, em 1993, que também ficou em torno de 7.000 pessoas.
"Não é um número ruim. Acho mais do que satisfatório", diz. A conferência que mais despertou o interesse de ONGs foi a Eco-92, no Rio. Segundo Birket-Smith, 40 mil pessoas acompanharam as atividades das ONGs no encontro.
Na Conferência da Mulher, em Pequim, em 1995, cerca de 25 mil pessoas participaram do fórum paralelo.
O diretor do Fórum das ONGs credita justamente ao excesso de conferências da ONU a queda no número de participantes. Em 1995, além do evento em Pequim, também houve o Encontro Mundial para Desenvolvimento Social, em Copenhague, na Dinamarca.
"Levantar recursos para participar de todos esses eventos não é fácil. Os orçamentos governamentais, inclusive dos países desenvolvidos, estão em queda. A ONU também não tem dinheiro", diz.
Participação oficial
Pela primeira vez as ONGs poderão participar de algumas reuniões plenárias oficiais.
Birket-Smith apresentará aos delegados da Habitat 2 as posições das ONGs decididas no seu fórum, que ocorre numa universidade de Istambul, a cerca de 500 metros da conferência da ONU.
(MSy)

Texto Anterior: Folha faz debate sobre o sistema carcerário
Próximo Texto: PERGUNTA DO DIA; A FRASE; A ESTATÍSTICA; OPERAÇÃO LIMPEZA; BABEL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.