São Paulo, sábado, 1 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Supermercados vendem até 5% menos

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Os supermercados fecharam maio com queda de 4% a 5% nas vendas em relação a abril.
A previsão é de José Stecca, da Copercitrus Supermercados, rede que atua na região noroeste do Estado de São Paulo.
Apesar do esforço feito no mês passado, diz Stecca, não conseguimos atingir os níveis de vendas de abril. Naquele mês, as vendas no período da Semana Santa e Páscoa foram muito boas, afirmou.
Stecca diz que os supermercadistas devem trabalhar atualmente com criatividade e muitas promoções para não perder mercado. As margens de venda estão pequenas, e o lucro vem da quantidade de produtos comercializados.
Em junho, no entanto, o setor pode recuperar o terreno perdido em maio. Serão 24 dias úteis, inclusive com cinco sábados. Apesar do feriado de Corpus Christi, Stecca aposta em crescimento de 5% nas vendas sobre maio, principalmente devido aos cinco sábados, os melhores dias para o setor.
Preços caem
A queda de vendas tem segurado os preços. Pesquisa do Datafolha em 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo mostra que na última semana de maio houve queda de 0,25% tanto nos hipermercados quanto nos supermercados.
Segundo a pesquisa, os supermercados estão atualmente com os mesmos preços médios do final de abril.
Naquele mês, os preços tinham subido 1,6%, mesma taxa de inflação da Fipe para o período.
Já nos hipermercados, onde os preços tinham subido 3% em abril, houve recuo de 0,7% em maio.
A pesquisa do Datafolha inclui alimentos, produtos de higiene e de beleza. Nesta semana foram feitas 7.234 tomadas de preços.

Texto Anterior: Venda a prazo aumenta 38% em maio
Próximo Texto: Mercado estima juro de 1,9% para junho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.