São Paulo, domingo, 2 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recife é recordista em favelas

DANIELA FALCÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Recife (PE) é a cidade brasileira com maior porcentagem de gente vivendo em favelas ou em terrenos invadidos ilegalmente.
Segundo pesquisa da Anpur (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Urbanismo), cerca de 40% da população recifense mora em situação irregular.
Salvador aparece em segundo lugar entre as capitais com mais favelas e invasões (33,3% da população), seguida pelo Rio de Janeiro (25%) e São Paulo (19,4%).
Apesar de só aparecer em quarto lugar entre as cidades com mais favelas, São Paulo surpreende pelo ritmo de crescimento acelerado das invasões ilegais em terrenos públicos e particulares.
Em 1970, o número de moradores em áreas invadidas e favelas representava 1% da população de São Paulo. Hoje, são quase 20%.
Segundo a urbanista Ermínia Maricato, da Anpur, só não acontecem conflitos entre proprietários e invasores porque os governos fazem "vista grossa". "Se não fosse a permissividade do Estado, a ocupação de terras urbanas seria mais explosiva do que no campo".
Outro motivo que ajuda a "mascarar" o grande número de pessoas vivendo em terrenos irregulares nas cidades é o fato de que a maioria das invasões acontece em áreas pouco valorizadas.
"As favelas nascem à beira de córregos ou áreas de proteção ambiental, que não interessam ao setor imobiliário. Mas se alguém invade um terreno valorizado, é expulso", disse.
(DF)

Texto Anterior: Professor propõe utilização da hermenêutica na matemática
Próximo Texto: Cai crescimento das metrópoles
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.