São Paulo, domingo, 2 de junho de 1996 |
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Audi RS2 tem "coração" de Porsche
GRACILIANO TONI
Os alemães da Porsche mostram que não é bem assim. Associados à Audi, criaram a perua RS2, demonstração sobre rodas do que a alta tecnologia pode fazer: motores pequenos com potência e torque dignos de bons V8. O motor da RS2, com 2.226 cc (o mesmo que o Omega 2.2), rende 315 cavalos -mais que os 300 cv de um Corvette, com motor de 5.733 cc. Seu torque também é o de um V8. São 410 Nm a 3.000 rpm. Vendida pela Audi, a RS2 foi feita em pequena escala -apenas 3.000 carros. É um superesportivo em pele de perua familiar. Acelera como Corvette, Ferrari e Porsche sabem fazer, só que leva toda a família a bordo. Pegar estrada com a perua é garantia de andar na frente de quase todo o mundo. Ela só fica para trás se por azar houver um Porsche Turbo, Ferrari ou Lamborghini indo para o mesmo lado. Limitações Rainha do asfalto liso, a perua sofre em piso ruim. Antes de ir com a RS2 para a fazenda, é melhor pavimentar a estradinha de acesso. Nas ruas nada regulares de São Paulo, a RS2 trepida e faz barulho. Com suspensões extra-rígidas, transmite para os ocupantes todas as imperfeições das ruas. Em lombadas e estradas irregulares, o carro raspa só de chegar perto. Guias rebaixadas exigem cuidado triplicado. Qualquer desatenção significa uma camada a menos da bela pintura -de um vermelho tão bonito, no carro testado, que fica impossível não olhar para ele. O único outro defeito da RS2 é o volante deslocado para a direita, o que acaba incomodando em percursos longos. Origem esportiva Os pedais de freio e embreagem são consideravelmente mais duros que os de carros normais. A alavanca de câmbio, de extrema precisão, também é pesada. Para compensar, o acabamento -a cargo da Porsche- é de primeira. O banco mantém o motorista firme em curvas -que a RS2 faz em alta velocidade. Apesar da altíssima potência do carro, suas arrancadas são sempre muito controladas, graças ao sistema de tração nas quatro rodas -marca registrada da Audi. Nenhum carro testado pela Folha atingiu os tempos de aceleração da RS2 -menos de seis segundos para ir de 0 a 100 km/h (veja quadro ao lado), com o ar-condicionado ligado. Próximo Texto: "Carro precisou de 47 extintores grandes" Índice |
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