São Paulo, segunda-feira, 3 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turbulência italiana

CIDA SANTOS

O troféu de honra ao mérito do final da semana da Liga Mundial ficou por conta da Bulgária, que conseguiu fazer a superseleção da Itália voltar a experimentar a dor de uma derrota. Os italianos não sabiam o que era perder havia quase nove meses: tinham uma incrível série de 20 partidas invictas.
Além da vitória por 3 sets a 1 na sexta-feira, a Bulgária realizou outra façanha: venceu o segundo set por 15/1. Está certo que no dia seguinte, a Itália deu o troco. Não no velho estilo campeão, mas venceu: 3 sets a 2. Ainda assim, vale perguntar: será que alguma turbulência ronda os céus italianos?
A resposta parece positiva. Na última semana, o assunto no vôlei da Itália foi a polêmica entre o técnico Julio Velasco e o atacante Gravina. Motivo: o jogador contrariou a determinação do técnico e viajou para Treviso, onde participou de coletiva de imprensa promovida por seu novo clube.
Julio Velasco não vacilou: baixou uma medida disciplinar. Cortou Gravina do grupo que enfrentou a Bulgária no final de semana. O jogador não gostou. Declarou que admira o técnico, mas que, dessa maneira, parecia um sistema militar. Era dia de folga e ele cumpriu um compromisso com o clube. Velasco argumentou: em dia de folga, tem que descansar. O período é de seleção.
Nesse diz-que-diz, o certo é que a Itália começa a ter problemas neste ano em que lutará pelo único título que lhe falta: o de campeã olímpica. Vale lembrar que, contra a Bulgária, os italianos jogaram desfalcados de Giani, o melhor jogador destes anos 90. Giani estava com uma contusão na coxa direita.
Na próxima rodada, os italianos terão um desafio mais duro: a Holanda, vice-campeã olímpica e mundial. Aqui em terras brasileiras, o final de semana também promete: o sangue latino volta a pulsar com Brasil e Cuba em quadra.

Texto Anterior: Definidos os grupos dos brasileiros na Olimpíada
Próximo Texto: Jogada perfeita; Seleção feminina; Preparação olímpica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.