São Paulo, segunda-feira, 3 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Planejamento combate férias frustradas

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

A programação para julho está disponível nas agências que operam para os EUA e Europa desde o começo do ano, mas os agentes de viagem confirmam que a grande maioria dos passageiros deixa para fazer sua reserva em cima da hora.
Os agentes costumam dar uma orientação especial para os "marinheiros de primeira viagem". Os conselhos vão desde o preparo dos documentos até o embarque no aeroporto.
A maioria das operadoras faz reuniões antes da viagem, quando os passageiros recebem informações que vão desde o país a que se destinam até o que devem levar.
Os turistas são aconselhados a chegar cedo ao aeroporto -três horas no caso de viagem internacional e duas para viagens nacionais-, a etiquetar suas malas e a não levar bagagem demais.
Segundo Augusta Fortunato, da agência Tia Augusta, uma dica importante é sempre procurar se informar sobre os costumes do país para onde se vai.
"Os americanos, por exemplo, têm costumes diferentes quanto à limpeza das ruas e uso de quartos e banheiros de hotéis", afirma.
Dicas da vovó
Na agência Stella Barros, o turista recebe, antes de embarcar, um livrete que contém as "dicas da vovó", com as principais dúvidas e endereços para quem está viajando ao exterior pela primeira vez.
"É a melhor forma de orientar e evitar dúvidas no decorrer da viagem", afirma Marcelo Mello, gerente de marketing da agência.
Outras empresas, como a Dimensão Turismo, também organizam reuniões para que os passageiros tirem suas dúvidas e conheçam os companheiros de viagem.
Entre os roteiros internacionais oferecidos pelas agências em julho, os mais procurados ainda são os programas para a Flórida que incluem a Disney World.
Segundo os operadores, grande parte desse público é formado por crianças e adolescentes, que aproveitam o mês de férias para conhecer as "maravilhas da Flórida".
Depois da Flórida, os roteiros mais procurados passam pela Califórnia, Nova York e Cancún.
"Viajar para a Flórida é um sonho não apenas de adolescentes, mas de famílias inteiras. As pessoas sempre querem conhecer a região e depois voltar com a família e amigos", afirma Augusta.
Além desses, outros pacotes que estão crescendo na aceitação dos jovens -principal alvo das operadoras nos meses de férias- são os que vão para as capitais européias.
As agências Tia Augusta e Stella Barros já oferecem programas especiais para teens que querem passear pela Europa. Os programas fizeram sucesso no ano passado e, no caso da Tia Augusta, já estão com lista de espera para a temporada deste ano.

Texto Anterior: Cuidados evitam confusão nas férias
Próximo Texto: Principais consulados em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.