São Paulo, terça-feira, 4 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OMC Brasil teme reabertura de negociações

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo brasileiro quer evitar que a reunião de dezembro da OMC (Organização Mundial do Comércio), em Cingapura, reabra negociações específicas e já encerradas no âmbito da entidade.
O temor brasileiro se deve às pressões de países como EUA e Canadá, que pleiteiam a adoção de medidas de maior liberalização do comércio internacional.
"O risco está na definição dos setores para os quais a maior liberalização seria aceitável", afirmou à Folha o ministro José Alfredo Graça Lima, chefe do Departamento Econômico do Itamaraty.
Os diplomatas brasileiros temem que essas discussões extraordinárias possam criar mais diferenças entre os países do que a abertura maior do comércio mundial.
Também conhecem o peso das propostas norte-americanas na mesa de discussões da OMC.
"Houve pouco progresso nas negociações durante a Rodada Uruguai, e o suco de laranja ainda sofre barreiras", disse Graça Lima.

Texto Anterior: GM vai exportar US$ 50 mi para o Japão
Próximo Texto: Auditoria descobre corrupção no BB do Rio; Bradesco capta nos EUA US$ 200 milhões; Postos de Brasília vão responder a inquérito; Agências do Mercantil reabrem em Recife
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.