São Paulo, terça-feira, 4 de junho de 1996
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Saudosa Bagunça

MARIA ERCILIA
DO UNIVERSO ONLINE

"A Internet é uma bagunça." "Acho tudo muito interessante, mas não tenho tempo para ficar procurando as coisas nessa Web." Já ouvi as frases acima e suas variações um número incontável de vezes. Sempre achei um exagero. Tudo bem, sou parcial nesse assunto. Só que as pessoas acham muito natural demorar um pouquinho para aprender a dirigir, ou para se locomover numa cidade em que nunca estiveram antes. Já quando se trata de computador, acham que a máquina tem de fazer tudo sozinha.
Mas desde que a Web começou a estender sua teia de links pela Internet, ficou tudo muito fácil mesmo. Pouco falta para as máquinas fazerem realmente tudo sozinhas. Nunca uma massa tão grande de informações foi tão fácil de vasculhar.
Yahoo (www.yahoo.com), Lycos e companhia foram os primeiros a dar uma certa ordem ao caos (no Brasil temos bons equivalentes em português, como o Cadê? -www.cade.net e o Argos - www.argos.com.br). Mas a segunda geração de organizadores da Web são as ferramentas personalizadas. Elas oferecem uma porta de entrada para a Internet já previamente "arrumada". Tanto a Netscape quanto a Microsoft têm páginas que, devidamente configuradas, trazem até você só que o interessa.
Vários jornais oferecem serviços de personalização de suas notícias também. Você faz um menu do que precisa ler no jornal e pronto -está filtrado o ruído desnecessário. O "Wall Street Journal" (www.wsj.com), por exemplo.
No capítulo notícias, porém, não tem melhor que o PCN (www.pointcast.com). É um programa bonito, bem-desenhado e totalmente inteligente. Você o configura para carregar periodicamente notícias da agência Reuters e outras fontes. Se você assim quiser, ele pode carregar sozinho em horas predeterminadas.
O NewsTicker (www.infomkt.ibm.com) da IBM é parecido com o PCN. Ele fica no canto da tela, mostrando manchetes constantemente atualizadas. A qualquer momento, basta clicar num título para ver a notícia completa.
Outro tipo de personalizador, o Firefly (www.ffly.com), anunciou ontem uma parceria com o Yahoo. O Firefly é um "serviço de recomendação" em que você indica as músicas que prefere, e o programa em troca cospe uma lista de outras músicas com as quais você teria afinidade. O Yahoo vai montar um serviço semelhante de recomendação de endereços na Web. Aliás, já existe um outro serviço que faz algo semelhante: o Affinicast (www.affinicast.com).
Serviços como esses vão ficar cada vez mais eficientes na redução do ruído e da perda de tempo. Mas vão pasteurizar consideravelmente a experiência de passear pela Internet. Vão substituir em parte as redes informais de troca de informações que funcionam tão bem na Internet. Antigamente, para se achar um bom endereço, perguntava-se no grupo de discussão certo, mandava-se mensagens aqui e ali. No futuro, um programa sairá caçando a informação para nós... Que prático, mas que tédio.
A expressão "browser", que designa programas como o Netscape e o Mosaic, talvez em breve perca o sentido. "To browse" pode significar folhear um livro, andar olhando vitrines displicentemente... entregar-se à falta de rumo, dar espaço para a surpresa.
Navegar, ao contrário, significa ter bússola, ter noção do caminho, prevenir-se para não ficar à deriva. Está ficando cada vez mais fácil navegar, e cada vez mais sem sentido browsear.
E-mail netvox@folha.com.br

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